Registro #8: Sobre meus jogos

Se você acompanha o blog há algum tempo, sabe que de vez em quando atualizo as Seções que existem na aba Meus Projetos. Isso era tratado como a “coluna” Novidade. O que faz sentido e tudo, mas agora eu tenho uma Seção propícia para os meus desenvolvimentos… Logo, estamos migrando. A postagem de hoje não se trata apenas de mais uma atualização no blog, envolve o que tenho feito nas últimas semanas.

Por falar em Meus Projetos… Se você também já reparou algum dia, nessa aba tinha um link que dava acesso a uma página com a descrição geral de todos os Meus Projetos. Bom, se nunca tinha reparado, agora é tarde. Eu removi. Razão? Não acho que estava sendo muito útil colocar a capa do jogo e repetir as mesmas informações que tinha nas páginas deles. Era só mais um local para ficar atualizando que teimava em ficar desatualizado por esquecimento. Então, agora se você clicar em Meus Projetos vai parar na recente postagem que fiz com o Retrospecto de Projetos. Não é a melhor coisa que poderia fazer, mas contem as informações mais atualizadas que antes. Eventualmente, eu imagino ter alguma página diferenciada. Ainda não sei o que, mas talvez fosse interessante ter uma espécie de portfólio.

Bom, apesar dessa conversa toda, a atualização acima não foi tão importante. Mais importante foi o acréscimo de conteúdo. Sim, agora temos uma página para o jogo Sticks & Stones. No mesmo moldes dos demais jogos, com direito a uma galeria de fotos e tudo mais. Aproveitei e atualizei a página do Regicida com fotos também.

Com relação aos trabalhos externos aos blogs, eu estou trabalhando no projeto Em Desenvolvimento chamado Alters. Futuramente esse jogo também terá sua própria página aqui, sendo que antes eu quero fazer um vídeo sobre o jogo. Afinal, a ideia me pareceu realmente promissora e diferente. Acho que um vídeo no Youtube datado parece ser uma boa maneira de registrar antes de divulgar. Em todo caso, enquanto isso não acontece eu vou trabalhando no jogo. Esses dias eu implementei algumas das ideias que tive e das sugestões que me deram do último Playtest. Infelizmente, Alters é o tipo de jogo difícil de testar sozinho. Então, ainda vou ver como farei com ele nesse sentido durante a quarentena. Além das atualizações mecânicas, fiz também uma capa usando a arte fodástica de Cj Hendry. Obviamente, a arte é temporária e somente para que protótipo tenha uma cara bonitinha.

Tendo em vista a dificuldade em testar Alters sozinho, talvez seja o caso de trabalhar em outros projetos. Afinal, uma boa maneira de usufruir dessa quarentena é criando mais jogos. Pois bem, quais as ideias para o futuro? Vou rever a minha listinha que sempre deixo guardada para inspirações e também acho que vou participar de alguns “eventos” nos próximos dias. O primeiro seria um concurso que Eduardo Baraf, autor indie de jogos de tabuleiro, que está sendo bem generoso nas premiações. Pelo que entendi são mais de 800 dólares que ele está colocando para as diversas categorias e colocações dos concorrentes. Se você tem interesse, segue vídeo explicando tudo direitinho. O prazo de envio é até 15 de Abril.

Além desse concurso, aparentemente teremos uma Game Jam organizada pelo grupo de WhatsApp que participo chamado BG DesignersNE. Nunca participei de uma Game Jam antes, vejamos como é… Pode ser uma boa experiência. Apesar de que como será completamente Online e/ou isolado, estou achando que não vou curtir tanto. Mas, não custa testar né?

Apesar de não saber se a Game Jam acima vai realmente rolar, tem uma outra que foi anunciada oficialmente e vai rolar. Começa hoje de 19h e o tema será divulgado na hora, como é prática comum em qualquer Game Jam. É mais uma que pretendo participar. Nunca fui muito fã de algo com tema pré-estabelecido, mas vejamos como vai funcionar esse. É engraçado que eu gosto de restrições em tudo (componentes, mecânicas, etc), menos tema. Acho que restrição em tema força algo que já é extremamente comum com jogos de tabuleiro: tema colado. Então, acredito que mais atrapalha do que ajuda essa restrição. Em todo caso, pretendo participar. Clique na imagem ao lado para acessar a página e ver as informações tudo certinho.

Acho que é isso. Praticamente um reporte. A semana foi meio devagar, pois apesar da quarentena eu tentei umas ideias diferentes no Instagram. Joguei Codenames e Imagine com os seguidores pelo Stories. Deu pra divertir, mas não serviu para absolutamente mais nada e tomou bastante do meu tempo. Talvez eu tente novamente com outros jogos quando o tédio bater, mas darei prioridade ao Game Design agora. A expectativa é que saiam três jogos dessas Game Jams e concurso. Vejamos o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top