Como prometido, chegamos na outra postagem dos jogos que entraram na coleção e também uma pequena saída. Introdução curta, pois o que importa são os comentários sobre os jogos, não é mesmo?
Desafio 100N (2018) Agosto
Mais um mês do Desafio, tirei a poeira de um dos jogos que eu tinha faz muito tempo e conheci alguns 1×1 nesse mês. Fato que raramente acontece, já que normalmente joga-se uma galera. Acho que foi um mês bacana em qualidade mas regular em quantidade. Confira você mesmo.
Biblioteca de Imagens
Na coluna Prototipando, em geral, eu tenho falado exclusivamente da parte física do protótipo. Inclusive, é a coluna que tenho feito os poucos vídeos daqui do blog. Dessa vez, quero dar um passo para trás. Muitas pessoas ainda estão na parte conceitual do seu protótipos e preparando-o ainda para impressão. Obviamente, não devemos perder tempo com arte. Entretanto, isso não significa que o jogo deve ser todo feito de texto. Hoje, farei uma lista com vários sites com recursos importantes para a elaboração de um protótipo no computador.
Estatísticas de Jogatinas
Há muito tempo fiz uma postagem sobre os ícones na parte superior do site. Por alguma razão, eu esqueci de colocar o ícone de estatística. Percebendo a falta dele, recentemente, coloquei (). Nele, você poderá visitar uma página com várias informações sobre as minhas jogatinas.
Lição #38: Aleatoriedade é sua amiga
Já faz um tempo que existem alguns jogadores alérgicos à aleatoriedade, especialmente com relação aos dados (aqueles que jogamos, não a informação bruta). Alguns jogadores alegam que estragam um jogo, que perde o propósito ou até mesmo que acrescentam um fator sorte que não é bem vindo. Entretanto, o dado ou saque de cartas existem por alguma razão e tem suas funções. E, por incrível que pareça, é possível sim criar jogos estratégicos com o uso de dados. Inclusive, é possível criar jogos no qual a aleatoriedade presente não influencie no resultado da partida em termos de “sorte” ou “azar”. Duvida? Vamos lá…
Chegadas e saídas #8
Não é só o Desafio 100N que está vagaroso. As compras e vendas também deram uma estagnada. Afinal, se jogo pouco, não tenho a oportunidade de avaliar bem os jogos e tirá-los da coleção. Em geral, eu não compro jogos sem tirar outros da coleção. Então, a falta de saída deles também diminuiu a entrada de novos jogos. Entretanto, despiroquei e agora comprei um bocado de jogos. Então, 4 meses depois da última atualização, consegui reunir uma boa lista de jogos. Inclusive, acredito que teremos uma outra postagem esse mês, pois outra encomenda está para chegar.
Desafio 100N (2018) Julho
Desde a faculdade eu não tinha férias em Julho, que sensação esquisita. Bom, nesse mês consegui botar algumas partidas no bolso e também conhecer mais uns jogos novos, especialmente os que estavam na minha coleção aguardando serem abertos e jogados.
Top 5 Piores Partidas
Depois do Top 3 jogos que eu gostaria de ter criado, voltamos com mais um desses Desafios que circulam entre os conteudistas e Youtubers do meio dos jogos de tabuleiro. Novamente, não fui desafiado, mas achei a ideia interessante e resolvi fazer. E qual a ideia? Comentar de partidas que foram bem ruins. Isso não implica em jogos ruins, mas partidas ruins. Portanto, foquei nas experiências que as partidas proporcionaram para mim. Não é uma lista lá muito positiva, me trouxe até umas más lembranças à tona, mas talvez você se divertida rindo da minha desgraça.
Desafio de Criação de Jogos de Mesa
Mês passado, mais especificamente no dia 30/06, aconteceu o 109º Castelo das Peças, evento do Rio de Janeiro de longa data. Nesse evento, foi lançado um Desafio de Game Design. Como sempre acho essa ideia boa, resolvi expor esse desafio aos leitores. Assim, quem sabe, a gente possa pensar um pouco fora do nosso processo padrão.
Grupo de Playtest da Dijon Jogos
Com minha mudança, estou tendo muita dificuldade com Playtest e isso termina minando a empolgação e destruindo qualquer rotina de desenvolvimento. Então, resolvi encontrar um convidado para escrever um material não só para vocês, mas para mim também! Hoje, Diego de Moraes abre as cortinas de como funciona os seus grupos de Playtests. Diego é o coronel da Editora Dijon Jogos e também Game Designer, essa combinação rendeu o lançamento do jogo Os Incríveis Parques de Miss Liz. Provavelmente a postagem de hoje servirá de inspiração para alguns ou simplesmente desperte o interesse de outros, mas é de fato um projeto invejável e que poderia ser aplicado por mais pessoas. Vai que é tua, Diego.