Desafio 100N (2022) Julho

Será que com um mês a mais eu consigo chegar nos 50? Tam tam tam…

047. Anachronism (2005)
Jogado em 15/07/2022 com 2 jogadores.
Jogo do History Channel? Isso não vai prestar… Mas olha que nem é tão ruim assim. Anachronism é um jogo de disputas entre personagens de várias épocas. Basicamente um embate 1×1 com tabuleiro e movimentação em grid, tipo Summoner Wars. A diferença, é que tá longe de ser um Summoner Wars. Como você tem apenas seu personagem em campo a movimentação é um elemento bem irrelevante. O grande investimento em variedades e modificadores dependendo de como você está posicionado com relação ao seu oponente não serviu de muita coisa. Tirando apenas um dos seis personagens que conheci, com uma ação de movimento você consegue sair de uma posição totalmente lixo para sua melhor posição possível. O combate é bem simples e direto, o que não é ruim. A assimetria obviamente está lá, mas os personagens não são tão diferentes entre si, achei metade deles bem parecidos. As habilidades são desinteressantes, não dando muito espaço para jogadas inteligentes e diferentes. A parte mais legal do jogo é definir a ordem que suas cartas vão entrar a cada turno, mas tirando isso, todo o resto é muito trivial e simplório. A vantagem é que o jogo é bem rápido, no máximo dos máximos uma partida demora 15 minutos. Até jogaria novamente, com outros personagens só para ver as variações e se encontro alguma profundidade oculta no jogo.
048. 1st & Roll (2018)
Jogado em 19/07/2022 com 2 jogadores.
Eu achei que fazia alguma ideia de como funcionava o esporte, mesmo que por cima. Ledo engano… Sabia nada. Digo isso, pois esse jogo é basicamente um simulador do futebol americano. Claro que simplificado, mas tem bastante coisa aqui. E o que simulações fazem? Geram exceções. Bastante exceções nesse jogo e o manual um pouco ruim de ler, entender e memorizar ou vai ver não é o manual, mas sim o conjunto de regras mesmo. Consultamos inúmeras vezes as mesmas ações, pois tem meio que um passo-a-passo que não me pareceu intuitivo. Em todo caso, a partida teve momentos de emoção e deu para divertir apesar das constantes consultas ao manual. Eu toparia jogar novamente, talvez em uma segunda ocasião a partida flua melhor sem olhar tanto as regras. Então, eu diria que o jogo tem potencial, mas gostaria que fosse menos simulação.
049. Claim (2017)
Jogado em 22/07/2022 com 2 jogadores.
Não gosto de jogos de vaza (a.k.a. Trick Taking). Acho que é muito focado na contagem de cartas ou se torna um caos de muita aleatoriedade. Talvez eu só não saiba jogar direito, é uma opção também. Entretanto, tenho plena convicção que para jogar bem requer a memorização e eu, simplesmente, me recuso a exercer algo tão enfadonho e chato (memória de curto prazo) em uma atividade lúdica. Pois bem, conheci Claim. É um Trick Taking para apenas dois jogadores (dá para ampliar com mais caixas para quatro) e até que não é tão mal. Tudo bem que não achei super incrível, mas o jogo é bem rápido e tem umas dinâmicas interessantes e possibilidades de jogadas diferentes. O fato de ser para dois jogadores deixa o jogo mais focado e menos caótico, talvez um pouco mais “desanimado”, mas não me incomodou isso. Joguei também a expansão dos Fantasmas e dos Elfos Negros. O primeiro eu achei interessante, dá mais opções e reduz a aleatoriedade. Já o segundo, não não… Insere mais contagem de cartas no jogo, algo que quero evitar.
050. Claim 2 (2018)
Jogado em 22/07/2022 com 2 jogadores.
Não estou roubando, esse jogo é stand alone. Isto é, é um jogo por si só. Então, tá valendo. E inclusive, minha opinião é ligeiramente distinta. Achei Claim melhor que Claim 2. O motivo é bem simples: o outro permite mais jogadas inteligentes, diferentes e oportunistas. Achei Claim 2 mais travado e mais parecido com os jogos de vaza comum. Ué, mas como assim? Não é o mesmo jogo? É sim, mas muda os personagens presentes e suas habilidades, e isso é basicamente o que faz Claim ser diferente de um Trick Taking usual. Acho que desse conjunto, eu só salvaria o Dragão. O resto? Pode jogar fora.
051. Pocket Mars (2017)
Jogado em 22/07/2022 com 2 jogadores.
Que joguinho estranho. Muitas vezes fico sem entender as escolhas da Editoras nacionais. Deve ter sido meramente pelo tema, né? Basicamente é um Card Game  que você participa de corrida para colonizar marte. Todas as cartas tem duas habilidades diferentes, usadas dependendo do que você fizer com elas. Parece interessante, né? Mas nem é… As habilidades são extremamente sem graça, enfadonhas e similares. Texto que só para nada que preste. O jogo também falha em ser um Take That com informação da vitória totalmente demonstrada na mesa. Por isso, o jogo funciona melhor com 2, imagino que jogar com 3 ou 4 fique naquela mesma zona de Munchkin. Em todo caso, mesmo jogando com 2 jogadores, a partida foi bem sem graça. Passem longe desse, não vale nem a pena conhecer para estudo, mais do mesmo e nada de interessante.
052. Pandemic: Rapid Response (2019)
Jogado em 22/07/2022 com 2 jogadores.
Eu jurava que esse jogo era uma reimplementação de FUSE. Afinal, mesmo autor e um jogo em Tempo Real? Aí olhei no BGG e lá não dizia nada. Ainda assim, achei que teria elementos de FUSE. Jogo que não gostei. Muito caótico e fortemente baseado na sorte. Bom, depois de iniciar explicação vi que não tinha muito a ver… Claro, tinha algumas pequenas similaridades como ser em Tempo Real mas existir turno, só que tirando isso, é outro jogo. Pandemic: Rapid Response é um jogo melhor, mas ainda assim não achei tão interessante. Não entendi o motivo do pessoal ter votado que o jogo funciona melhor com 2 jogadores, talvez pelos turnos não serem simultâneos. Na boa, se você quer fazer um jogo em Tempo Real, faça simultâneo. É muito estranho ter uma pessoa no corre enquanto as outras ficam assistindo. Afinal, como assim um jogo em Tempo Real com Downtime? Doidera. Acho que não topo jogar novamente… Só pra ver como funciona com mais gente, talvez.
053. Architect of the West Kingdom (2018)
Jogado em 24/07/2022 com 4 jogadores.
Jogo que peguei na Math Trade, acho que por enquanto o melhorzinho. Architects é um Worker Placement que o tema parece funcionar ou, se não fizer sentido, pelo menos convenceu que fazia. Cada jogador tem uma reca de trabalhador no começo (20), mas eles nunca voltam para você por meio de rodadas, isto é, o jogo vai fluindo até chegar ao seu fim. Obviamente, dá para recuperá-los, mas é sempre bom ter eles no tabuleiro para aumentar a potencia das ações que você realiza. Então, um trabalhador no mesmo lugar lhe dá uma madeira, dois dá duas, três dá três… E assim por diante, a medida que o jogo passa as ações vão ficando cada vez mais poderosas. Pode soar avacalhado, mas aí que entra a ideia boa do jogo: é possível capturar os trabalhadores dos oponente. Isso vai impactar diretamente na potencia das ações e também vai lhe render moedas no futuro, o que foi uma maneira bem boa de incentivar a ação sem deixar apenas Take That. A mesa que joguei foi relativamente tranquila com isso, mas toda vez que acontecia dava uma reviravolta no que podia acontecer na mesa, pois jogadores na prisão podem render umas penalidades. Achei interessante, mas talvez um pouco mais tenso do que eu gostaria. Eu gosto de interação, mas aqui pode chegar num nível muito negativo e hostil. Por enquanto vou manter na coleção, gostei da experiência, mas veremos futuras partidas.
054. Kitchen Rush (2017)
Jogado em 24/07/2022 com 4 jogadores.
Coincidentemente (ou não) eu peguei dois jogos cooperativos em Tempo Real com ampulheta na Math Trade. O outro foi A Tale of Pirates. Kitchen Rush eu demorei um tiquinho mais para conhecer, pois me pareceu mais complexo e, realmente, é. Também é bem mais difícil, o que não é ruim… Mas talvez seja, pois me pareceu perto do impossível. Jogamos a versão fácil do jogo e faltamos umas 10 moedas para ganhar a partida. Essa quantidade são dois pedidos difíceis a mais, o que é bem difícil de fazer. Não sei, só jogando novamente para realmente verificar o grau de dificuldade. Em todo caso, o jogo é legal, eu gostei. O tema é bem presente e tudo faz muito sentido, o que facilita o fluxo e explicação, pois jogos em Tempo Real que são confusos destroem a experiência. A Tale of Pirates apesar de mais simples, é um pouco pior de acompanhar, especialmente por terem botado as regras das cartas apenas no aplicativo (que bosta, hein?). Quero jogar mais vezes para verificar o grau de dificuldade, talvez a gente tenha errado alguma regra também, e aí tomar uma decisão para o destino do jogo: se fica ou se sai.
055. Encantados (2016)
Jogado em 31/07/2022 com 2 jogadores.
Sim, uns jogos novos no último dia do mês. Na verdade, eu já conheci Encantados em 26 de Janeiro de 2019. Entretanto, não contabilizei pro Desafio 100N na época e nem considerei realmente jogado, pois jogamos as regras incorretas e a experiência foi bem ruim por conta disso. Para não ser injusto, resolvi aguardar uma nova partida. Eis que aconteceu e o jogo continua sem graça. O que você faz é extremamente dependente do que você saca, talvez o jogo seja feito para ser jogado em duplas, pois a partida com dois jogadores eu achei muito variável dependendo da mão inicial e saques. Talvez você até diga: mas jogo de carta é assim mesmo e tu adora Battle Line. Ok, mas Battle Line se você jogar mal você perde e existem decisões bem importantes e interessantes no jogo. Aqui é simplesmente juntar a quantidade e baixar. Talvez escolher a ordem que baixa ou talvez no que investir… Mas no final das contas, seu sucesso dependerá da sorte. Digo isto, pois meu oponente fez em rodadas distintas -9 e 26 pontos. Vê a diferença monstra. As habilidades das criaturas são bem desbalanceadas, o que aumenta ainda mais o impacto da sorte. Por sinal, jogar até 100 pontos é muito sem noção. Jogamos 3 rodadas e eu terminei com 48 pontos, nem metade e a partida durou 30 minutos. Imagina jogar 7 rodadas? Uma hora em um jogo extremamente leve e simples. Não… Passo. Bom, pelo menos foi mais um nacional entrando na cuca.
056. Draftosaurus (2019)
Jogado em 31/07/2022 com 2 jogadores.
Jogo de Draft do consagrado (e odiado por mim) autor de 7 Wonders: Antoine Bauza. Mas tem mais outros três Game Designers trabalhando aqui, então deu uma mitigada. Engraçado esse tanto de gente pra um jogo tão pequeno e simples, algum dia queria saber como foi essa colaboração. Jogo bem levinho e extremamente rápido, mas com algumas decisões interessantes. Não gostei muito do dado que restringe as opções, mas entendo que é algo necessário ou o jogo fica extremamente fácil. Bom, é aquela: jogo mediano, topo jogar de boas por ser indolor e rápido, mas não tem nada demais aqui.

Mês foi legal, né? Bom, passei dos 50, pra mim isso é positivo. E agora, finalmente, joguei todos os jogos que chegaram da Math Trade. Fui meio lerdo, mas consegui. O problema é: e agora? Como o desafio vai avançar? Saiba mais nas cenas dos próximos capítulos da novela: Roberto se lascando todo ano pela invenção de conhecer 100 jogos novos em apenas 12 meses. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top