Desafio 100N (2022) Maio

Trocentos jogos conhecidos em Abril. E agora Maio foi bem fraco. Tanto na quantidade de jogatinas de modo geral, como em conhecer novos jogos. Eu diria até que foi uma decepção.

032. Trial by Trolley (2020)
Jogado em 15/05/2022 com 5 jogadores.
Sabe aquele dilema do trem que tem várias pessoas presas em dois caminhos distintos de um trilho com um trem que não pode ser parado vindo e você precisa escolher qual delas vai morrer atropelada? Pronto. Esse jogo é basicamente isso, sendo que claro com alguns elementos adicionais. Primeiro que é uma reca de gente ou até de coisas diferente. Algumas cartas bem criativas, outras meio sem graça. Não cheguei a jogar a partida inteira, geralmente não colocaria no Desafio 100N, mas como todas as rodadas são iguais, não vi problema em comentar sobre o jogo. Achei o sistema de pontuação do jogo é meio ruim, pois quem dá o ponto é um juiz. Sim, é esse estilo jogo. No final das contas, se você for jogar competitivamente, o jogo simplesmente desmorona. Afinal, você não daria ponto para quem tem está vencendo. Sendo assim, não acho que Trail by Trolley seja um jogo mesmo… É mais uma atividade. Como jogo seria bem ruim e quebrado, mas como atividade continua sendo mais ou menos. Dá para rir? Claro. Mas existem outros jogos-atividades muito mais interessantes, como Imagine, Telestrations e Concept.
033. Futboard (2018)
Jogado em 24/05/2022 com 2 jogadores.
Opa, um jogo nacional. Eu, sinceramente, não tinha muitas expectativas para Futboard. Não por ser nacional, mas pela temática mesmo. Talvez, por conta dessa falta de expectativa, eu até que achei o jogo legal. Não tem nada inovador ou diferente ou sequer excelente, mas funciona e diverte. Estou convicto que não vou manter o jogo, pois é um jogo 1×1. Algo difícil de jogar e que prefiro vários outros jogos antes desse. Em todo caso, se você é fã do tema e gosta de jogos mais táticos, talvez você goste de Futboard.
034. Oh Hell! (1930)
Jogado em 26/05/2022 com 5 jogadores.
Uns alunos ficaram me falando de um jogo chamado FDP e que eu devia jogar. Sim, o nome que eles deram pro jogo era FDP. Terminou que eu fiquei achando que é aquele jogo da Buró que, se não me engano, é só mais cópia do Cards Against Humanity. Não era. FDP é um jogo de vaza com apostas que é bem parecido com esse Oh Hell! E como eu descobri? Fui no BGG perguntar. Existem algumas diferenças do que jogamos para o jogo real, a maior delas sendo a falta do trunfo. Depois de jogar um trick-taking sem trunfo eu percebi como eles são importantes para balancear a aleatoriedade das cartas. Em todo caso, aqui não é tão grave, pois como você aposta a coisa fica um pouco mais justa (se você tiver uma mão podre, é só apostar zero). Deu para jogar e brincar, mas não é o meu estilo de jogo, fora que acho esses jogos meio longos para a proposta (você joga várias e várias mãos para definir o vencedor). Devo confessar que gostei do aspecto de apostar quantos tricks vai ganhar, acho que não tinha jogado nenhuma vaza assim e dá uma dinâmica bem interessante ao jogo. Bom, pelo menos pude adicionar mais um joguinho aqui no Desafio. Talvez no futuro eu explique para eles as regras originais, mas acho difícil preferirem.

Poucos jogos, mas pelo menos não fiquei parado. Estou esperançoso para o próximo mês, muitos jogos trocados para conhecer devem alavancar esse Desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top