Registro #16: Continuando a jogar sozinho

Pois bem, depois de ter achado que tinha zerado o modo solo de Regicida com 17 partidas, descobri que não tinha. Então, cá estou eu novamente jogando o restante das dificuldades. Curiosamente, ou não, sobraram as dificuldades mais impossíveis.

Então, ficaram todos os Objetivos para serem jogados revelando nenhuma Ficha durante a Preparação. Isto é, jogar tudo às cegas. Bem difícil. Já vou começar tacando a tabela das partidas.

Partida Dia Duração Objetivo Revelados Venceu? Intrigas
18 07/02 10 Fronteira 0 Não
19 07/02 8 Central 0 Não
20 07/02 12 Unido 0 Não
21 07/02 11 Dividido 0 Não

Sim, apenas uma partida para cada Objetivo e perdendo todas. É possível vencer? É sim. Na Partida 19 fiquei por uma Intriga de vencer. Na Partida 20, eu fiquei à dois pontos da vitória, isto é, duas Casas cada uma a um ponto de distância do seu Objetivo final; e na Partida 21 foram à três pontos da vitória. A questão é que desde a primeira partida tive uma certeza: a quantidade de sorte aumenta demais.

Não importa o quão bem você jogue na Fase de Expansão. Você estará sempre refém da revelação das Fichas de Identidades na Fase do Corvo. E isso não é bom. Fora que não revelar nenhuma Ficha tira parte da graça do jogo: fazer uma Fase de Expansão mais otimizada possível. Ainda dá para fazer isso? Sim, mas no caso a otimização será o mais genérico e passível de modificações possível para a Fase de Intriga.

Resumindo: não curti jogar com tudo escondido. A dificuldade não é um problema para mim, o problema é quando a influência do jogador é muito pequena em relação às suas chances de vencer. Então, depois de apenas essas 4 partidas decidi remover todas as dificuldades com zero Fichas reveladas.

Outra que também resolvi remover, foram as dificuldades revelando quatro Fichas, deixando apenas duas escondidas. Essa dificuldade é muito fácil. Só perde quem não tiver a menor noção do que está fazendo na Fase de Expansão. Então, no final das contas, sumiram algumas dificuldades e eu atualizei as regras com as novas dificuldades! Já disponibilizei aqui desde o dia que joguei.

Bom, ficou meio curto, mas fica a sugestão: não deixe dificuldades extremamente fáceis ou extremamente difíceis no seu modo solo. Sempre deve existir um desafio para engajar o jogador, mas o excesso de desafio pode criar alta dependência de sorte, deixando a experiência frustrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top