Top 30 (#20 ~ #16)

Nossa, aconteceu alguma coisa muito estranha. Por alguma razão do além, eu repostei as posições #25 ~ #21 mudando apenas o número. Não sei o que aconteceu, mas agora sim… A postagem correta dos #20 ~ #16. Finalmente, de fato, a terceira parte do Top 30! Perdeu as anteriores? Vê aqui e aqui. Dessa vez, só jogo que já ainda está na coleção. Então, estamos aumentando o nível de dignidade! Ou não…

#20. Survive (1982)
Esse não é o tipo de jogo que você veria como Top #20 de alguém rodado, mas cá estamos. Survive é um jogo velho, datado, com vários defeitos, mas um negócio é fato: ele diverte. Até mesmo nas mesas que você é marcado e surrado, dá para se divertir. É o tipo de jogo que não se leva a sério e você nem deveria levar também. Já teve partida de Survive que eu não consegui levar nenhum bonequinho a salvo e já houveram partidas que eu levei praticamente todos. Tudo é possível aqui, vai depender da dinâmica da mesa, dos tiles que você pegar e também saber a hora certa de ameaçar os outros ou de ficar quietinho. Survive é um jogo de dinâmica social, pois o Take That e a destruição dos seus meeples está lá, mas você não sente aquela raiva quando alguns deles morrem. Mesmo o coleguinha tendo movido o tubarão em sua direção, geralmente você era a opção mais viável para ser comido mesmo. Eu sempre levo Survive quando vou em algum evento, pois o tabuleiro é grande e bonito. O pessoal novato aprende as regras facilmente e se diverte em todo o processo. Confesso que se eu não organizasse eventos, talvez Survive caísse fora da minha coleção e deste Top 30, mas não foi o que o destino me reservou.
Pacote completo para um Gateway de sucesso: tabuleiro vistoso, regras simples e tema bacana;
Bastante temático, facilitando muito a explicação;
Boa divisão entre sorte e habilidade, possibilitando terreno “justo” entre veteranos e novatos;
Take That que não é tão ofensivo, pois todo mundo vai morrer mesmo.
#19. Bruxelles 1893 (2013)
Na época que eu comprei Bruxelles, existiram duas razões: me pareceu um Euro de respeito e eu gosto da arte do Alexandre Roche. Sorte a minha que o jogo é bom, realmente bom. Tem Worker Placement com Controle de Área e Leilão tudo em um mesmo tabuleiro acontecendo simultaneamente. Quando você faz uma jogada, precisa pensar nesses três aspectos, fora todos os outros aspectos que você já pensaria normalmente em um jogo de planejamento (recursos que precisa, próximas ações, etc). Pode parecer até confuso, mas não é. Tudo está muito bem amarradinho. Não só bastasse tudo amarrado, você ainda tem uma interação fortíssima acontecendo. Tão forte que apesar de ser muito bom ter essa interação, pode ser um problema em mesas com jogadores inexperientes criando oportunidades para o coleguinha à sua direita. Junte ao bolo também um tabuleiro pessoal, que você pode melhorar os pontos de vitórias que você vai receber no final do jogo. Bruxelles é um jogão, só não está mais alto na lista por conta da possibilidade dos jogadores ajudarem demais o outro sem querer (ou querendo, o que piora a situação). Se você quer um Euro com interação e cheio de mecânicas, não procure mais.
Muita interação, especialmente para um Euro Game;
Apesar das várias mecânicas misturadas, tudo faz sentido e está conectado;
Arte, ao menos para mim, excelente e diferentona;
Mistura entre possibilidades estratégicas e táticas.
#18. Space Cadets: Dice Duel (2013)
Ta aí, um jogo que você não diria ser aclamado pela crítica ou pelo público, mas… Gosto é gosto, não é mesmo? Dice Duel não é um jogo que agrada muitas pessoas, na realidade eu tenho até certa dificuldade em jogá-lo, mas tenho conseguido de vez em quando. E devo dizer, toda vez é uma boa experiência. Talvez um ou outro jogador sofra durante a partida, mas a maioria parece se usufruir muito. São vários momentos épicos, várias risadas, muito caos e dados rolando na mesa freneticamente. Eu não diria que Dice Duel é um jogo para você comprar e ter na sua coleção agora, mas recomendo jogar pelo menos uma vez. Se você não gostar de jogos em Tempo Real, vai odiar esse aqui, mas se você tiver alguma propensão a eles… Nossa, pode ser um jogo muito divertido.
Raro caso de jogo com um tabuleiro que funciona bem para muitos jogadores;
Tenso e divertido;
Duração excelente para o tanto de tensão que proporciona, dependendo do grupo rola até uma segunda ou terceira partida;
Necessidade de trabalhar em equipe proporciona uma boa experiência para grupos unidos.
#17. The Castles of Burgundy (2011)
Primeiro e único jogo do Stefan Feld desse Top 30. Eu gosto de vários jogos do autor, mas todos naquele nível de “é legal, mas não é tão bom assim”. Burgundy também seria um desses, mas foi conquistando espaço com as partidas. Já esteve melhor posicionado, mas como ele funciona melhor com 2 ou 3, raramente vê mesa e caiu posições. Burgundy poderia ser só mais um Euro sem emoção e sem alma, mas o uso dos dados, com a interação direta e as explosões de pontos, fazem você ter alguns sentimentos interessantes durante a partida. Talvez você se sinta injustiçado pelos dados, talvez você se sinta fodão por ter feito trocentos pontos, talvez você tenha ódio do oponente que pegou aquele tile que lhe ajudaria. Tudo isso em uma atmosfera tom pastel com arte terrível, como Euro bom tem que ser. Essa última parte é brincadeira, se tem uma coisa que Burgundy poderia se beneficiar era um upgrade na arte e nos componentes. Parece que isso aconteceu na edição de aniversário. Quem sabe um dia eu não tenha a oportunidade de verificar?
Salada de pontos na medida certa, isto é, nem pouco, nem demais;
Excelente para dois jogadores;
Tabuleiros diferentes, aumentando rejogabilidade;
Elemento de sorte por conta dos dados dá um sabor especial ao jogo.
#16. Space Alert (2009)
Esse jogo já foi meu Top #3, na realidade ele poderia estar lá até hoje… Sendo que não jogo Space Alert pra valer (várias partidas seguidas e tals) desde que me mudei. Ninguém na minha nova cidade curtiu o jogo. Eu sequer joguei a expansão, pois acho que não arranhei nem a superfície do jogo base (mesmo tendo jogado 37 vezes). Space Alert é aquele caso raro de tudo se adequar ao meu gosto. É em Tempo Real, isso já me agrada de cara; requer programação, sou de Computação e me agrado de uma boa programação; é um cooperativo sem Alpha Player, um pré-requisito para cooperativo funcionar comigo; é um cooperativo REALMENTE cooperativo, isto é, os jogadores precisam todos jogarem bem e se envolverem na partida, não dá para ficar aqui só de gaiato; é um jogo desafiador, ganhando vários pontos aqui também por manter a pessoa interessada. O problema de Space Alert está em fazer o grupo compreender o jogo o suficiente para querer jogá-lo novamente. Se você conseguir isso, é possível fisgar o pessoal. Entretanto, você só consegue fisgar o pessoal que realmente gosta de um desafio mental e tensão. Não é um jogo para todo mundo, na verdade já ouvi muitos grupos falharem miseravelmente em usufruir da experiência. Triste. Mantenho na coleção na esperança de conseguir despertar o interesse de outras três pessoas. Estou pensando seriamente em levá-lo junto com a expansão na próxima ida à Recife para jogar ele até enjoar.
Melhor cooperativo da história;
Requer boa comunicação entre o time para vencer;
Elimina o Alpha Player, você precisa confiar no seu time para conseguir algo;
Rejogabilidade gigantesca.

E assim fechamos os verdadeiros 5 jogos da terceira parte. Peço desculpas pela postagem dupla e louca. Só jogo que considero bastante, mas ainda assim ninguém com a posição garantida no Top 30. Se leram com atenção tem dois títulos pirigando. Bom, próximo mês tem mais! Espero que não aconteçam mais acidentes nesse percurso.

6 Comments

  1. Cássio Nandi Citadin
    27 de setembro de 2019

    Grande Roberto.

    Esse Survive, como vc disse, é pra não leva a sério. Deve fazer uns 2 anos da ultima vez que joguei e foi uma situação onde fui meio “forçado”a jogar. Nunca mais passei perto hehe

    Falando em eventos, conversando com o grupo aqui estamos pensando em organizar algo, nem sabemos por onde começar. Você tem um post sobre o assunto?

    Responder
    1. Roberto
      27 de setembro de 2019

      Fala Cássio, pois é… hehehehe Survive é o tipo de jogo para quem ta começando e tem aquele viés zueiro/treteiro. Então, é ótimo pra quem conhecer só War e Banco Imobiliário e vai ser introduzido aos mais modernos.

      Sobre eventos… Não tenho nenhum post não. Mas parando pra pensar agora, apesar de não ter nada a ver com Game Design, talvez rendesse uma boa postagem no Pinheiro Responde, hein? =D
      Tu tais com alguma pressa ou ainda é sem previsão para acontecer? Porque daí eu poderia fazer ela como sendo a segunda postagem de Outubro, após o Desafio 100N.

      Responder
      1. Cássio Nandi Citadin
        27 de setembro de 2019

        É uma honra receber essa oportunidade de passar seus posts na frente de outros, mas não precisa acelerar não. É algo que estamos conversando aos poucos, pensando em lugares, talvez algum parceiro (não temos lojas do ramo na cidade). Pode fazer no seu tempo hehe.

        Abraço!

        Responder
        1. Roberto
          27 de setembro de 2019

          Tranquilo, vou ver como organizo aqui. Abração.

          Responder
  2. Emerson Andrade
    27 de setembro de 2019

    Esse space alert em #16 me deixou muito curioso com o resto dos jogos!
    Space alert é jogão demais, infelizmente o pessoal que jogo por aqui n curtiu tbm :/

    Responder
    1. Roberto
      27 de setembro de 2019

      Saudades Space Alert… Ele só caiu pela falta de partidas. A última vez que sentei pra jogar a vera mesmo foi em 2016 acho. Vamos organizar um grupo essas férias? =D Devo estar por aí em Janeiro.

      Responder

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