Registro #3: Testando Tranquilamente Três Trecos

Na última postagem comentei sobre um protótipo que montei e uma ideia que tive. Durante esse período, consegui testar ambos sozinho e com amigos. Claro que também rolou Playtest do Distrito 4 com amigos também. Semana bastante produtiva.

Tudo começou na segunda-feira (09/09) quando resolvi testar sozinho alguns dos modos do jogo que estou criando em conjunto com outros dois desenvolvedores de Recife. Como o projeto não é apenas meu, vou deixar aqui apenas algumas fotos para não entregar muito do que se trata. Vamos chamar, por enquanto, esse projeto de Gatão?

Playtest Solo de Gatão.

Aproveitando a oportunidade para comentar um pouco sobre co-design. Eu ainda quero conseguir criar um jogo (do começo ao fim) com co-design. Acho que agora vai rolar, pois é um jogo muito simples. Tá bom que não foi tão do começo ao fim assim, mas acho que é um bom passo rumo ao objetivo. Já tentei uma vez, mas juntou estilo de jogo (Deck Building), com mudança de cidade e também ritmos distintos. A coisa simplesmente não emplacou. Já tentei uma outra vez aqui em Juazeiro também, mas ficou naquela de “vamos fazer”. Dessa vez está andando, as várias partes envolvidas testando em suas próprias locações e o jogo evoluindo aos poucos.

Então, na quarta-feira (11/09) consegui testar Gatão com o pessoal. Testei alguns modos e deu para perceber que apesar da simplicidade, as regras não estavam tão compreensíveis assim. Sim, aproveitei que as regras eram bem curtas para fazer Blind Playtest do manual. Afinal, se eu não fizesse isso agora, o pessoal estaria já conhecendo as regras e não daria mais pra fazer. Acho que valeu a pena, me deu umas ideias de como escrever certas coisas no manual para facilitar a explicação das regras.

Playtest com os amigos.

Gostei do Playtest, o jogo está divertido. Tem alguns detalhes que não me agradam tanto em termos de design, mas aos poucos vamos afinando. Agora o esquema será ajustar o manual, talvez preparar um novo protótipo mais próximo do outro grupo de testes e colher mais Feedback.

Nesse mesmo dia, abusei do pessoal e testei uma outra ideia bem crua que tive. Um jogo de palavras, meio que mistura de Codenames com Spyfall com um diferencial. Basicamente, estou tentando elaborar uma outra versão para o Dr Pine Test, baseado também no Feedback da Editora lá da primeira postagem. Sendo que é um jogo completamente diferente, sem as manchas de Rorschach. Durante os testes aconteceu o que eu previa, mas com algumas sugestões o jogo funcionou. Sendo que ainda não é o que eu quero. Ele funciona, mas a rejogabilidade é pequena e o fator sorte é grande. Tudo bem que seria um Party Game, mas ainda não chegou no ponto que eu queria. Tenho matutado bastante sobre esse jogo, cheguei a outras configurações e ideias, mas também acho que não irá funcionar. O problema parece ser conceitual mesmo. É uma ideia até que inteligente, mas sem o mesmo apelo da simplicidade e variabilidade de um Codenames, por exemplo. O que no final das contas só gera um produto problemático, pois as pessoas não vão conseguir jogá-lo. Ainda não estou no ponto de desistir da ideia, mas não estou muito esperançoso que saia algo daqui.

Por fim, consegui testar Distrito 4 com amigos na sexta-feira (13/09). Para esse teste eu modifiquei algumas coisas:

  • Planejamento da Cidade deixou de ser algo cíclico, pois eu estava achando muito tático você conseguir a pontuação bônus. Então deixei na mão dos jogadores. Agora eles podem usar dinheiro para manipular o Planejamento da Cidade.
  • Removi a compra de Recursos com Moedas, estava muito fácil assim.
  • Espaço de troca de Recursos (que é infinito a quantidade de trabalhadores lá), quando você paga para pegar os trabalhadores de lá, você faz todo mundo recuperar os trabalhadores de lá.
Playtest do Distrito 4.

Depois do teste, concluí que as duas últimas mudanças foram boas. A primeira eu ainda estou na duvida, ficou uma dinâmica estranha do povo fixo no mesmo local a partida inteira. Então, o distrito cresceu demais no centro e pouco nas extremidades. A impressão que ficou é que o custo de mover o trator é muito elevado para ficar passeado com ele por aí. Então, reduzi-lo-ei.

Bom, sei que essa foi a primeira partida que joguei do Distrito 4 com outras pessoas. Foram 3 jogadores e durou 54 minutos com 3 jogadores, um tempo razoável. Eu gostaria que esse fosse o tempo com 4 jogadores, mas não acho que a duração seja um problema (ainda). O que pareceu um problema foi o Downtime. Como o jogador faz várias ações de uma vez, eu me vi várias vezes nem olhando o que ele fazia e pensando no meu turno. Bom, a vantagem é que eu estava pensando no meu turno e não olhando o celular. Sendo que eu realmente senti a minha vez demorando para chegar. O sistema de pontuação realmente se mostrou beneficiando bastante a construção de dados em andares superiores. Eu não vejo isso tanto como um problema, mas talvez exista algum desbalanceamento aqui. Acho que dá para brincar um pouco com a pontuação das maiorias e até de alguns objetivos.

O que me resta fazer próxima semana? Matutar sobre a ideia “genial”, talvez testar alguns modos. Melhorar o texto das regras do Gatão. Ajustar algumas pontuações do Distrito 4 e ver se consigo testar com 4 pessoas, preferencialmente sem eu jogar.

4 Comments

  1. Cesar Cusin
    20 de setembro de 2019

    Honestamente, deve baixar o valor para movimentar o trator, rever a pontuação dos andares acima (está apelativa), pois queremos fazer os objetivos e a maioria deles não privilegia subir os andares. Os objetivos, ao menos qdo. jogamos com você, designer do jogo, parece aquele esquema do War, que você já sabe todos nossos objetivos desde a nossa segunda construção, isso é chato. Das 2 uma, ou jogamos sem você, ou aumente a variedade de objetivos para não ficar tão “na cara” (sinceramente acho a 2a. opção melhor). Prá finalizar, preferi o Distrito 4 do que o Distrito 6.

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    1. Roberto
      20 de setembro de 2019

      Valeu pelo Feedback, Cesar!

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  2. Cássio Nandi Citadin
    24 de setembro de 2019

    Roberto, que nostalgia ver aquelas pecinhas de madeira ali no protótipo.

    O lance do downtime é critico hoje em dia, que bom que vc ficou atento. E te indago: as ações do jogador são livres no turno dele? Ele pode fazer quantas quiser? Nunca pensou em fazer algo como Brass como duas ações passa, ou mesmo como a maioria dos jogos, faz uma ação e passa? (sei que são formas de trabalhar que dependem tb do jogo ter uma interação maior)

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    1. Roberto
      24 de setembro de 2019

      Engraçado que acharam que eu tinha comprado pro meu sobrinho hehehehe “não, foi pra mim mesmo”

      Do jeito que está, o ideal é ser tudo… (no caso ele usar todos os dados disponíveis).
      Eu testei no começo 1 ação só e fica muito tático, mais dependente de sorte e turno muito insignificante.

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