Desafio da Caixa

Mais uma vez a coluna de Desafios surpreende. Depois do Desafio da Caixinha do Spa dos Jogos de Natal. Hoje temos mais um desafio de Game Design. Por falta de um nome oficial, estou chamando de Desafio da Caixa.

Então, em Julho deste ano foi o prazo para entregar os jogos do Desafio da Caixinha. Sou suspeito para falar, mas acredito que o primeiro desafio foi excelente para testar nossos neurônios de game design e rendeu excelentes frutos, como o ArkMago. Com o sucesso desse primeiro desafio, o pessoal do Spa dos Jogos resolveu propor mais um Desafio. Confira as regras:

Como você deve ter percebido, estou chamando de Desafio da Caixa pela presença essencial e importante da caixa para este desafio. Vamos comentar um pouco das regras:

  1. Essa mesma regra estava no desafio anterior, faz sentido e concordo. Afinal, não é um concurso de Game Design, mas um desafio para de fato colocar a cabeça para funcionar.
  2. Aqui está o elemento chave do desafio. Existem alguns jogos que utilizam a caixa como elemento do jogo. Alguns superficialmente, de maneira estética (Dice Forge e Cleopatra), enquanto que outros de fato fazem excelente uso da caixa (Ice Cool). Focarei nessa segunda categoria, afinal a primeira não é Game Design.
  3. Não entendei muito bem essa regra. Esteve no Desafio anterior e apareceu novamente.
  4. Esqueceram do item 4…
  5. Ideia proposta pelo Jack Explicador, que participou dessa edição do Spa dos Jogos. Acredito que a principal razão dessa regra seria para evitar muitos jogos de Destreza. Justamente por isso eu discordo. Acho que foi uma restrição mal empregada e não acrescenta no processo criativo. Pode até mesmo acontecer de certos jogos terem mecânicas perdidas apenas para satisfazer essa regra.
  6. Ok, também não entendi muito bem. Seria melhor restringir para apenas um Game Designer.
  7. Prazo básico. Foi adiado para Fevereiro, por conta das festividades.
  8. Certinho. Nada para ver aqui.
  9. Totalmente excelente. Desafio é Desafio, Concurso é Concurso. Cada um com seu propósito e espaço.
  10. Massa. Espero conseguir participar novamente

Ainda não comecei o meu projeto, mas tenho umas ideias em mente. Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar os leitores a participarem. Claro que também deixo os comentários em aberto para sugestões e ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top