Chegadas e saídas #5

Esses tempos tem sido de limpeza na coleção e, às vezes, algumas aquisições. Então, vamos para mais uma atualização nessa coleção flutuante.

Dolmen (2015)
Dolmen é um jogo abstrato com controle de área e pontuação de final de jogo. Então, é um jogo abstrato meio diferente do usual, mas achei interessante. O problema é que as partidas parecem ser bem parecidas e ficou parecendo que o primeiro jogador tem vantagem contra os demais. Acho um bom jogo, mas a caixa é enorme e estou querendo diminuir o volume da coleção.
Sonhando com Alice (2016)
Desde o lançamento desse jogo me interessei pelas mecânicas (algo parecido com dice drafting). Infelizmente, o tema deve ter afastado o jogo do meu grupo de jogo. Assim, nunca tive a oportunidade de jogá-lo. Bom, como ninguém comprou e encontrei por um preço relativamente bom, resolvi tentar a sorte. Única parte triste é que os Correios foram cruéis com o pacote e meu jogo está com um amassado na caixa.
Snow Tails (2008)
Finalmente consegui me “livrar” desse jogo. Não que seja horrível, na verdade é até bom… Mas jogos de corrida com propensão a AP, simplesmente não fazem muito sentido para mim. Saiu no último leilão que fiz por um preço muito bom. Até agora não entendi o motivo da demora dele sair pelo preço que eu colocava, mas bom… Agora ele foi-se.
Rialto (2013)
Jogo de controle de área do Stefan Feld. A pegada do jogo é bem diferente do usual: a pontuação ocorre apenas no final da partida, as influências são colocadas apenas em determinadas rodadas e vários outros aspectos “diferentões”. O mais interessante, é que Feld conseguiu criar um jogo de controle de área que não há influência de ser o primeiro ou último jogador. Achei essa sacada dele simplesmente genial. Entretanto, apesar da aleatoriedade das cartas, variedade das construções e alteração na ordem de execução das regiões, as partidas parecem bastante similares.
The Staufer Dynasty (2014)
Esse jogo já entrou e saiu da minha wishlist, mas vi em um leilão e resolvi adquirir. É um jogo do mesmo Game Designer de Hansa Teutônica, um dos meus jogos prediletos. Então, acho que valia a pena dar uma olhada. É um Eurogame com várias mecânicas mescladas. Faz um bom tempo que pesquisei sobre o jogo, não me pareceu tão elegante quanto o Hansa Teutonica, mas estou esperançoso. Espero que seja bom.

Acho que você já se perdeu em como minha coleção atual está… Quem sabe daqui a um tempo eu “renove” a série da Minha Coleção colocando algo diferente? Em todo caso, atualmente estou com 44 jogos e ainda tentando reduzir para 40 jogos.

Os jogos que estou vendendo: Isle of Train, Keyflower, Morocco, Quicksand e Strasbourg. Alguns eu acho excelentes, outros nem tanto, você pode saber minha opinião sobre eles aqui no blog, é só dar uma pesquisada pelo nome. Se tiver interesse em alguns deles, me avisa que a gente faz negócio.

2 Comments

  1. Cássio
    24 de novembro de 2017

    Pinheiro. Primeiramente parabéns pelos posts de chegadas e saidas. Muito legal ver a analise de um game design sobre outros jogos. Por exemplo, Fel Barros acabou de colocar um leilão na Ludopedia onde ele explica o pq está leiloando cada jogo, parecido com o que vc já faz aqui.

    Sobre Ri Alto, ouvi falar que ele seria quase um gateway, vc concorda?

    Responder
    1. Roberto
      26 de novembro de 2017

      Legal Cássio.

      Talvez Rialto sirva como um próximo passo após alguns Gateways, o problema que eu acho é que ele é um jogo pouco usual e com algumas sacadas que talvez os menos iniciados se percam um pouco.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top