Registro #13: The Two Builders (Parte 4)

Mordi a língua. Ou melhor, enfiei o dedo na tomada? Sei lá, não sei qual a melhor transposição para o universo da escrita digital. Algum tempo atrás fiz uma Lição sobre concursos e achei que o problema era apenas com os concursos aqui no Brasil. Me enganei. E isso não é uma boa coisa para nós… Pois o problema é no mundo pelo visto.

Se você tem acompanhado esse Registro que já vai em sua 4ª parte, eu tenho exposto todo o processo de desenvolvimento do The Two Builders. Um jogo que elaborei especialmente para um concurso da Button Shy Games com apenas 18 cartas. Gostei da ideia desse concurso em específico, pois era um Worker Placement. Gosto do estilo e me pareceu um desafio interessante. Fora que, mesmo que desse errado o concurso, poderia ser algo publicável por mim mesmo no futuro.

O concurso foi lançado no dia 9 de Junho desse ano, com entrega para 31 de Julho. Então, menos de dois meses para fazer o jogo. O vitorioso seria anunciado no dia 29 de Setembro. Bom, estamos em Novembro e nada. Então, eu basicamente resolvi fazer essa postagem para atualizar a vocês sobre o problema e também para deixar o vídeo que preparei pro concurso que eu estava segurando e fez perfeito sentido ter segurado ele. Vamos lá…

Reconheço que o vídeo não está tão bom por várias razões. Acho que as observações a seguir serão úteis para mim, e vocês, no futuro:

  • Em três minutos não é possível explicar a maioria dos jogos em sua completude. No meu caso, eu consegui colocar tudo no vídeo, mas não ficou extremamente claro, pois a redução de componentes feitas no jogo dificulta sua explicação por eles serem usados de maneira diferente do usual;
  • Voz robótica é pior para compreensão. Isso é uma observação empírica, pois alguns amigos reclamaram da dificuldade de entender o jogo. Acho que a falta de entonação e cadência da voz robótica dificulta isso. Eu gostaria de ter feito eu mesmo falando, mas apenas 3 minutos em inglês, eu talvez conseguisse, mas daria muito trabalho.
  • Tabletopia meio que atrasa a maioria das ações. Portanto, ficou ainda mais difícil colocar todo o conteúdo em apenas 3 minutos de vídeo.

Então, o que eu levei de aprendizado? Evite querer explicar o jogo todo no pitch (afinal, 3 minutos é um pitch e não um tutorial), fale com sua própria voz e grave com material físico em vez de virtual.

Bom, passado os problemas do vídeo, devo dizer que estou feliz de ter feito o vídeo assim. Eu não havia postado ele, pois queria ver quando alguém iria ver o vídeo. Isto é, queria ver quando a Button Shy Games teria visto o vídeo. Entretanto, até hoje nada. Resumindo: além de atrasar o resultado, eles sequer estão vendo os vídeos dos participantes. Bom, ao menos não viram o meu.

Visualizações no começo foram de amigos que viram o vídeo antes de ser enviado para o concurso.

Para completar a tristeza. A editora não comunica nada pela página do concurso. Aparentemente, você precisa ir atrás deles no Discord. Soube disso graças ao comentário que um dos participantes deixou no blog da editora no dia 6 de Novembro:

Just here to do the company’s job and update everyone since they are doing a subpar job on communicating. This contest is still being judged and it’s not clear yet how or when the results will be posted. Covid has caused staffing issues which is at least part of the reason for the lag. I don’t work for Button Shy so if you want better/more accurate answers than that, I’d check out their Discord channel. That’s where I’ve gathered this info.

Eu não ia dizer que é mentira, para não soar que sou uma pessoa sem coração. Mas não tou nem aí. É mentira sim. Balela demais botar a culpa na pandemia para não ter visto vídeos de 3 minutos enviados a mais de 3 meses atrás. Essa desculpa teria até funcionado se eles já tivessem visto os vídeos e estivessem com dificuldade para testar os jogos presencialmente. Sendo que aqui eu sou vacinado (não do COVID, mas de conversa mole) e claramente eles estão priorizando qualquer outra atividade da editora em vez do concurso.

Então, é nessa decepção que reforço a Lição #47: Cuidado com Concursos. Se quiserem deixar Feedback sobre o vídeo, agradeço também. Até a próxima.

2 Comments

  1. Philipp Totó
    15 de novembro de 2020

    Rapai… o descaso é mundial, é? Aff…
    Quanto ao The Two Builders: Achei muito interessante a movimentação no grid. Creio ter entendido quase tudo com relação as regras, mesmo com a voz robótica. Tem vídeo do protótipo? Essa versão do Tabletop tá disponível pra Playtest?
    Particularmente admiro quem consegue fazer bons jogos utilizando só cartas de um modo inteligente. Ainda mais utilizando apenas 18 cartas! Pelo menos esse concurso ajudou nesse sentido: Mais um jogo que eu quero conhecer surgiu. Parabéns pelo trabalho, Roberto!

    Responder
    1. Roberto
      15 de novembro de 2020

      Esse é o único vídeo que fiz, a versão física era muito feinha aí nem gravei. Inclusive acho que descartei a coitada, pois tava desatualizada mesmo.

      Sim, o concurso teve essa vantagem. Com certeza se eu for lançar algum outro jogo de maneira independente seria esse por conta da facilidade de produção e do preço ainda mais baixo do que Regicida.

      Tem no Tabletopia sim, inclusive, se quiser tentar jogar com alguém: https://tabletopia.com/playground/the-two-builders-3kituk/play-now

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top