Terminamos 2019! Desafio 100N cumprido com louvor e até com recorde batido. Esse mês foram só mais alguns jogos para ampliar a margem do recorde.
114. Dutch Blitz (1960) Já tinha ouvido falar desse jogo na época que ouvia The Secret Cabal Gaming Podcast. É um jogo bem antigo de velocidade. A partida deve demorar, no máximo, uns 5 minutos. Isso se muito. Basicamente, você precisa se livrar de dez cartas para vencer e você faz isso jogando cartas em sequência (1 a 10) na mesa, obedecendo as cores. Dinâmica extremamente simples e direta. Para mim, o maior problema do jogo é a sorte, pois as dez cartas que você precisa se livrar são aleatórias e dependendo da disposição delas você vai claramente perder. Por exemplo, se você tiver vários números elevados a tendência é você travar enquanto os demais jogadores seguem. Joguei várias partidas, apenas por conta da velocidade do jogo, mas apesar de gostar de jogos em Tempo Real esse eu achei bem “meh”. Dado a idade do jogo, é justificável ele ser assim e tem até bastante mérito. Sendo que não jogo jogos por mérito, jogo por diversão. Então, evitarei jogá-lo em futuras oportunidades. |
115. The Big Book of Madness (2015) Jogo cooperativo que eu só conhecia pelo nome e nem sabia que era cooperativo. Eu até achei que era um jogo com temática Lovecraft e por isso mantive distância (acho esse tema bem sem graça). Bom, me enganei sobre a temática, apesar de ser algo com monstros não é necessariamente Lovecraft. The Big Book of Madness é um desses cooperativos puzzle que eu não suporto. O jogo é extremamente propenso a Alpha Player e até meio que “requer” alguém tomando a frente para funcionar. A contribuição dos jogadores é basicamente dizer o que conseguem ou não fazer e alguém orquestrar as coisas. Claro que os vários jogadores dão pitaco e ideias, mas no final das contas é como se fosse um jogo cheio de opções de cartas em diferentes personagens que o grupo teria disponível para usar. Jogamos duas vezes, pois a primeira partida estavam todos viajando um pouco em como o jogo iria funcionar, mas na segunda vencemos com uma boa margem inclusive. Percebemos um problema no jogo com 5 jogadores, pois o first player será sempre o mesmo durante toda a partida. Algo que não ocorre com as demais contagens. Achei bem estranho, olhei o manual e parece que é assim mesmo. Consequentemente, a gente fez a estratégia baseado nisso e, na minha opinião, é a estratégia vencedora com 5 jogadores. Estratégia vencedora já é um saco em competitivo, mas é solucionável, pois os jogadores podem marcar. Entretanto, em jogo cooperativo é simplesmente falha de design mesmo. Não jogaria novamente, talvez com menos jogadores só por estudo de game design e player count mesmo. Mas por prazer, não… Passo. |
E esse foi o Desafio 100N de 2019. Espero que tenham gostado da jornada. Eu gostei de ter conseguido cumprir e bater meu próprio recorde. Vejamos o que 2020 me reserva. Próxima postagem será retrospectiva do ano e depois vem o encerramento oficial do Desafio 100N! Até lá. Feliz Natal atrasado e Feliz Ano Novo.