Top 5 do Michael Schacht

Antes desse ano começar eu só conhecia dois jogos do Michael Schacht, engraçado como as coisas desenrolaram com o Desafio 100N que conheci outros quatro quase que de uma vez. Então, talvez hoje as impressões sejam até mais curtas e com referências, pois já comentei sobre os jogos recentemente. Como joguei tantos jogos em um curto intervalo de tempo, a memória está mais fresca e acho que consegui traçar uns paralelos entre seus jogos. Vamos lá.

Tudo aconteceu em Março, quando conheci 4 jogos do Michael em um único mês. Todos eles tinham a mesma característica e era perceptível demais: Michael Schacht é um criador de jogos de 2 jogadores frustrado. Talvez ele teste demais com dois jogadores e otimize o jogo nessa configuração? Sei que Stefan Feld faz isso, mas não dá a transparecer nos jogos dele (tirando o Burgundy). Mas por qual razão digo isso? Todos os jogos que conheci, alguns mais do que outros, possuem uma interação e modificação constante do tabuleiro de jogo. Com dois jogadores, esse tipo de modificação e interação não causa nenhum problema, na realidade é até interessante. Afinal, um jogo com 2 jogadores, no qual todas as suas decisões influenciam na jogada do oponente é o esperado.

Entretanto, essa característica, tem a tendência de criar jogos táticos. Nada contra jogos táticos, só não é meu estilo favorito. Por enquanto, nenhum problema. A questão é que, quanto mais jogadores são inseridos no certame, maiores as modificações que acontecem. Consequentemente, chegamos aqui em um potencial problema: caos. Eu faço minha jogada, mas nem adianta olhar o tabuleiro até voltar pra mim, pois até lá tudo estará modificado. É isso que acontece nos jogos do Michael Schacht, em sua maioria. Isso, em minha opinião, é um problema sim. Caos tira as decisões estratégicas, lhe deixando refém do mero acaso.

Outro elemento que eu diria ser mais um vício de design do Michael é as grandes variações de pontos. Além dos elementos táticos e caos, em alguns de seus jogos existe aquela jogada ótima que pode cair no seu colo e lhe dar um montante de pontos que vai lhe garantir a vitória. Então, insira aqui mais frustrações acontecendo, pois não é incomum chegar no seu turno e, sem nenhum esforço seu para tal, existe uma jogada excelente disponível. Jogos assim me deixam até tristes.

Então, no final das contas? Qual é a experiência que tive na maioria das partidas dos jogos do Michael? Ou eu chego no final da partida vencedor e não me sinto merecedor ou eu chego no final da partida perdedor e acho completamente injusto o resultado. Então, é como se terminasse o jogo e eu me sentisse injustiçado pela quantidade de caos e variações de pontos jogadas na minha cara pelo mero acaso. Bom, claro que estou falando da minha perspectiva. O caos pode ter impacto positivo também, assim como a variação de pontos. Esses dois elementos existirem possibilita jogar de mesmo nível com pessoas de diferentes idades e experiências. Então, o que acontece? Os jogos do Michael são excelentes jogos para a família. Nisso eu dou o braço a torcer, pois existem algumas boas decisões, mas no final das contas elas podem lhe render ou não a vitória baseado no caos criado pela mesa e no acaso. E para não deixar apenas reclamações, uma coisa é fato: é fácil de jogar um jogo do Michael. As opções chegam até a ser criadas de uma maneira elegante.

Falando assim parece até que odeio seus jogos, mas não é… Até que gostei ou achei os seus jogos interessantes e com boas sacadas. A questão é que o estilo de criação dele não bate com o meu estilo de jogador. Bom, deixando de conversa, vamos para a lista!

#5. Patrician (2014)
Um dos que conheci recentemente. Patrician é um jogo de Controle de Área com todos os vícios de design já citados. O único diferencial é que ele funciona melhor com 3 jogadores do que com 2 jogadores. Entretanto, a razão disso é bem simples: jogos de Controle de Área não são legais com apenas 2 jogadores. Como já disse nas impressões colocadas no Desafio 100N: é um jogo bem simples e direto: jogue uma carta, faça o que ela diz e pegue a carta da localização da carta jogada. O “caminhar” do jogo é até elegante, mas a quantidade de sorte é muito grande. Boas cartas podem cair no seu colo, opções péssimas poderão acontecer quando chegar na sua vez, uma única jogada poderá lhe garantir pontos suficientes para ganhar a partida e por aí vai ao melhor estilo Michael Schacht.
#4. Coloterro (2003)
Primeiro jogo que conheci do camarada. Coloretto é um joguinho bem simples, mas divertido. Basicamente, é um Set Collection com o twist que você só pontua bem em alguns dos seus conjuntos e inclusive perde pontos em outros. Resta, então, você conseguir coletar apenas as cartas que deseja e evitar as que irá lhe penalizar. Obviamente, isso não acontece. A aleatoriedade de entrada das cartas, aliados ao caos da mesa, fazem com que você seja obrigado a realizar jogadas que irão lhe prejudicar. A questão é: como se prejudicar o mínimo possível. Acho a dinâmica do jogo interessante, mas é aquela: o caos da mesa faz com que Coloretto seja um jogo melhor jogado em duas pessoas. Entretanto, existem muitas outras opções de Card Games para dois que são melhores. E é aqui que reside minha crítica ao designer: é melhor criar um jogo de 2 jogadores puro e bom, do que um que permite vários mas não desperta as mesmas emoções e experiências. Coloretto com vários jogadores é caótico, mas com apenas dois jogadores falta aquele saborzinho extra da incerteza. Talvez o número ideal fosse 2.5 jogadores.
#3. Hansa (2004)
Talvez esse jogo estivesse alguma posição acima se eu tivesse jogado em outras oportunidades com menos jogadores (especialmente 2 jogadores). Eu vi potencial nesse jogo e ainda acredito nele. Ele sofre de todos os vícios aqui citados, mas acredito que nesse caso temos um excelente jogo para 2 jogadores. Resta jogá-lo com essa quantidade para ter a certeza. Entretanto, posso dizer bem tranquilo que é um jogo elegante, com dinâmicas interessantes e boas decisões. A questão é que joguei com 4 jogadores e você não consegue nem dar a volta à mesa sem algo completamente sem noção acontecer. Com essa quantidade de jogadores se torna um jogo puramente tático. Ah, claro, o outro problema é que não é muito bom para daltônicos.
#2. Isis & Osiris (2001)
Esse jogo chegou na segunda posição apenas por falta de concorrência e por ser um abstrato legalzinho. Veja bem, Isis & Osiris não é um jogão nem de longe, mas como o Top 5 é meu e eu gosto de abstratos ele galgou essa posição. Como já cansei de repetir, também é um jogo que sofre de todos os vícios de design citados. É um jogo que eu não esperava funcionar, pois envolve abstração (geralmente informação perfeita) com memória (informação imperfeita). É algo meio paradoxal que o jogo funcione, mas devo dizer que é justamente por essa combinação que ele funciona. Se não fosse o aspecto da memória, o jogo seria completamente previsível e decisões muito obvias. Inserindo o elemento da memória, você coloca a incerteza no jogo. O único problema é que, com certeza, terão pessoas que vão conseguir memorizar tudo e “estragar” a experiência do jogo. Entretanto, jogando numa mesa com pessoas mais relaxadas e sem tanta pretensão, ele funciona bem. Resumindo: mais um Family Game, mas dessa vez com uma pegada abstrata.
#1. Mondo (2011)
Outro jogo que conhecia a alguns anos atrás e o único da lista que não sofre dos vícios de design citados. Na realidade, depois de ver os quatro jogos e comparar com Mondo, nem parece que foi criado pelo Michael Schacht. Primeiro: é um jogo em tempo real, isso já muda toda a dinâmica. Segundo: é um multiplayer solitaire praticamente, então todo o caos criado pela interação dos demais jogos não acontece aqui. Terceiro: não tem terceiro. Claro que o jogo não é sem seus problemas, me pareceu que alguns tiles são mais fortes que outros e também parece ser um jogo que cansa rápido. Entretanto, comparativamente, Mondo me divertiu e proporcionou uma experiência mais interessante que os demais jogos.

Um detalhe que observei agora é que a maioria dos jogos do Michael Schacht são de antes de 2005. É isso, apesar dos vícios de design dá para ver que Michael Schacht tem boas intensões. Seu estilo é realmente focado para a família e, consequentemente, jogadores mais propensos à jogos médios como eu podem não se sentir tão atraídos. Um jogo que tenho curiosidade é o Mogul, mas imagino que tenha as mesmas características dos já citados aqui.

E aqui a listagem dos jogos que conheço do Michael até hoje (26/04/2019):

Pois bem, ainda restam alguns Game Designers (ou apenas um?) com 6 jogos conhecidos nas costas. Na realidade, ele tem vários jogos pequenos lançados no Brasil recentemente, será que dou a sorte dos amigos adquirirem e eu ampliar esse portfólio? Mais no próximo capítulo.

4 Comments

  1. Fabio
    20 de fevereiro de 2020

    Nunca ouvi falar de nenhum jogo dele rsrsrs
    Mas seu vontade de conhecer esse mondo.

    Responder
    1. Roberto
      21 de fevereiro de 2020

      Acho que dos jogos dele só o Coloretto saiu no Brasil. E também não é dos designers mais populares mesmo… 🙂

      Responder
  2. Hudson Moraes
    3 de maio de 2021

    Outro que fiquei curioso foi esse Isis & Osiris. Abstrato que depende da memória me parece uma combinação bem extravagante.

    Em geral considero suas argumentações bastante convincentes. Apesar de não conhecer quase nenhum dos jogos citados. Permita-me satisfazer essa curiosidade: o que você acha de Survive – Fuga de Atlântida?

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    1. Roberto
      3 de maio de 2021

      Oi Hudson,

      Eu tenho ele na coleção. Segue texto que escrevi sobre ele:
      Um dos meus primeiros jogos foi Shadows over Camelot, para minha sorte consegui trocar em um Survive. Isso faz um bom tempo, tanto que minha versão é essa ao lado (de 2010). Survive é um excelente jogo gateway, pois as regras são fáceis e intuitivas. Se seu grupo conhece War e achava bom, recomendo fortemente apresentar esse mundo dos jogos de tabuleiros modernos com Survive, pois o jogo é muito mais rápido e condensa várias emoções intensas nele. Mantenho na coleção apenas para levar em eventos com novatos, pois eu já enjoei de tanto jogar.
      (original em: https://pinheirobg.com/index.php/2017/05/05/minha-colecao-parte-4/)

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