Desafio de Criação de Jogos de Mesa

Mês passado, mais especificamente no dia 30/06, aconteceu o 109º Castelo das Peças, evento do Rio de Janeiro de longa data. Nesse evento, foi lançado um Desafio de Game Design. Como sempre acho essa ideia boa, resolvi expor esse desafio aos leitores. Assim, quem sabe, a gente possa pensar um pouco fora do nosso processo padrão.

Acho que o nome do Desafio é esse do título, apesar da criatividade baixíssima para o título. Em todo caso, quem sou eu para reclamar? Também não sou bom com nomes… O pessoal que organizou teve a seguinte ideia: sortear dois temas, uma mecânica, uma condição de vitória e um limitador opcional. Segue vídeo de todo o processo:

Não consegui ver quantas faces tinham o dado, mas pelo valor acho que era um dado de 6 normal. Então, sortearam entre 6 opções cada um dos critérios. Se você não teve paciência de ver o vídeo, segue o resultado:

  • Temas: Revolução e Natação
  • Mecânica: Alocação de Dados
  • Condição de Vitória: Eliminação de Jogadores, mas os eliminados seguem jogando de outra maneira que seja interessante
  • Limitador: um jogador seleciona o conjunto de recursos disponíveis para os demais

O jogo tem um prazo de 60 dias para ficar pronto. Infelizmente, caro leitor, nós perdemos 20 dias nessa continha. Na verdade, eu acho que vou perder 30 dias, pois estou indo para Recife e não acho que terei tempo para bolar o jogo. Entretanto, não deixe isso lhe desencorajar. Não é uma competição. Deixo até o parabéns pelo pessoal adotar essa postura. Antes dos desafios do Spa dos Jogos ( e ), acho que não vi nada que não fosse competição aqui no Brasil. Competição também é legal, mas das duas que participei devo dizer que ainda falta maturidade para organizar uma bacana. Uma simplesmente não deu um resultado, já passado mais de um ano; e a outra teve um juri completamente desorganizado e sem critérios pré-estabelecidos.

Para participar do Desafio, basta levá-lo ao 111º Castelo das Peças ou, se você não mora do Rio de Janeiro, você também pode participar simplesmente elaborando um vídeo. Para maiores informações, você pode ler a postagem original aqui.

Agora, vamos aos meus comentários. Obviamente gostei da iniciativa, achei uma boa usar um esquema aleatório para definir as diversas restrições. Entretanto, achei uma restrição ruim: o tema. Colocar dois temas, tão divergentes, juntos, me faz ter a impressão que os temas serão todos parecidos. Claro que posso estar completamente enganado, mas o tempo que passei refletindo sobre a união dos temas só me fez chegar em um único tema que não fosse completamente cômico e forçado.

A união da parte mecânica ficou interessante, pois vai gerar um problema complexo. Alocação de Dados geralmente são Euro Games, mas Eliminação de Jogador é raramente vista em Euro Games. Acho que isso foi um ponto acertado, pois não acho que exista (no mercado) uma combinação como essas. Todos os jogos de Alocação de Dados que conheço são vencidos por pontos. Eu cheguei em uma ideia conceitual que parece funcionar. Entretanto, ainda não elaborei muito adiante para ter uma melhor noção.

Sobre o limitador opcional, também achei legal ter algo extra. Assim, quem tiver interesse em se desafiar ainda mais pode investir nesse aspecto. Eu pretendo colocar esse limitador no meu jogo também.

Bom, por hoje é só. Gostaria que os leitores que forem participar do Desafio dessem algum retorno para mim. Seja com o vídeo, fotinhos, um resumo ou qualquer material mostrando seu trabalho. Assim, eu posso fazer uma postagem pós-Desafio com meu jogo e com os jogos dos leitores.

4 Comments

  1. MATHEUS ULISSES XENOFONTE
    20 de julho de 2018

    Também achei dois temas exagerado (principalmente essa combinação aí).

    Responder
    1. Roberto
      30 de julho de 2018

      Pois é, vamos ver no que dá hehehehe

      Responder
  2. Lair Amaro
    22 de julho de 2018

    Meu amigo, assistindo a um vídeo review de um jogo – em um canal muito legal – o youtuber falou em “rejogabilidade baixa”.

    Ele não detalhou o sentido do termo, mas consegui deduzir que tinha a ver com ou até quantas vezes um jogo pode ser jogado sem perder o senso de novidade. Será que estou certo?

    Se sim, qual estratégia utilizar para que um jogo tenha rejogabilidade alta?

    Pensei no jogo de damas. Poucas regras, poucos elementos, mas que dura até hoje.

    Responder
    1. Roberto
      30 de julho de 2018

      Fala Lair,

      Desculpas pela demora, estava viajando.
      A definição é bem como você está falando. Um jogo com baixa rejogabilidade indica que você joga poucas vezes e já está enjoado ou achando repetitivo.

      Hoje em dia, o pessoal quer variedade. Você pode atingir rejogabilidade inserindo elementos que variem de partida em partida. Por exemplo, cada partida existem objetivos diferentes ou cada jogador começa com cartas aleatórias. Por definição, Damas seria um jogo de baixa rejogabilidade… Pois é sempre igual a partida, apesar das pessoas jogarem até hoje.

      É um termo um pouco “delicado” e até polêmico. No final das contas, a rejogabilidade reside no jogador. Que se estiver achando o mesmo jogo interessante depois de 50 partidas, mesmo que ele não seja variável, indica a rejogabilidade daquele jogo para ELE.

      Abração.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top