Bem-vindos ao PinheiroBG!
Eu me chamo Roberto Pinheiro (daí o nome do blog) e não gastarei muito do seu tempo falando de mim nessa postagem (se quiser saber mais, clique aqui). Nessa postagem quero explicar do que se trata esse blog.
Como o nome já diz, o blog será sobre BG (board games) ou jogos de tabuleiro modernos, como “traduziram” aqui no Brasil. Se o termo lhe parece estranho (como assim modernos?) você provavelmente chegou aqui por caminhos obscuros, mas não tema, explicarei rapidamente…
Você provavelmente conhece War ou Banco Imobiliário… Certo? Bom, assumindo que você respondeu sim, fica mais fácil explicar. Como tudo no mundo, os jogos de tabuleiro também evoluíram com o passar dos anos. Atualmente, os jogos são criados com um maior conhecimento sobre “como criar jogos” do que na época do Banco Imobiliário, por exemplo. Então, se você achava que War demorava demais ou que os objetivos eram desbalanceados; ou achava que Banco Imobiliário era muito baseado na sorte e não tinha decisões importantes… Os jogos de tabuleiro modernos vieram para ajustar esses (e outros) problemas e criar experiências mais agradáveis. Isso não implica que os jogos de tabuleiro modernos são complicados, alguns são, mas outros são tão fáceis que crianças conseguem jogar mas isso não impede de um adulto se sentir desafiado e entretido com o mesmo jogo.
Uma explicação meio fuleira, provavelmente lhe deixou com mais dúvidas do que antes, mas se ficou interessado, e quiser conversar sobre, clique aqui. Voltando ao blog…
Pois bem, como já falei, o blog falará de board games. Sendo a proposta inicial ter um enfoque em board game design, isto é, no processo de criação de jogos de tabuleiros modernos. Eu não sou nenhum expert no assunto, nem pretendo ensinar conceitos da área. Mas como estou criando jogos desde 2011, falarei da minha experiência no decorrer desses anos. Acredito que minha experiência em falhar com minhas criações podem ajudar outras pessoas que estejam começando. Assim, elas podem evitar as dificuldades que passei e atingir seus objetivos mais rapidamente. Me parece também que não há muito conteúdo sobre o assunto em português, em especial, conteúdo regular sobre game design.
Por falar em regularidade, a ideia inicial é ter duas postagens por semana: uma na quarta-feira e outra na sexta-feira. Isso pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo (espero que sempre aumente). Anuncio agora as duas primeiras postagens (sem contar com essa, claro). Uma será sobre um Desafio que estou fazendo, na primeira postagem dele explicarei do que se trata, e a outra será de uma coluna chamada “Aprendendo Errando”. Nessa primeira coluna, vou contar minha trajetória de game designer desde 2011, falando de meus erros e lições que aprendi com o passar dos anos. Novas colunas serão adicionadas com o passar do tempo e, assim, os dias das postagens serão revesados entre as diversas colunas.
Críticas e sugestões são sempre bem vindas e podem ser deixadas nos comentários ou enviadas pelo formulário de contato. Espero que gostem, daqui a pouco teremos a primeira postagem da coluna “Aprendendo Errando”!
1 de fevereiro de 2017
Aguardando ansiosamente suas postagens!
1 de fevereiro de 2017
Estou junto com o João BG!
1 de fevereiro de 2017
Te conheco? Fica na tua.
1 de fevereiro de 2017
Show! Atento ao que vem aí.