Sim, retrospectiva… Não é porque o ano foi uma bosta que irei ignorar essa tradição. Talvez seja uma postagem curta, pois apesar do ano ter sido longo, não foi muito bem aproveitado. Ou talvez seja longa, com minhas várias reclamações.
Mais um ano sendo agourado pelo COVID-19. Entretanto, diferentemente do ano anterior, as vacinas chegaram. Acho que todo leitor do blog deve ter tomado sua segunda dose já. Eu, já possuindo uma idade avançada, tomei tem algum tempo. Então, deu para ter jogatinas presenciais no segundo semestre do ano. Problema é chegar no final do ano com mais uma variante. Bom, vamos deixar essa desgraceira de lado e falar sobre o blog.
Nesse ano, as coisas foram devagar por aqui. Se você for olhar tudo que postei vai ver muito Desafio x3 e Desafio 100N. Por falar em Desafio 100N, obviamente não conheci 100 jogos novos. Cheguei em 23 jogos. Que pode parecer terrível, mas dado a situação, nem é. Como foram tão poucos jogos, próxima postagem farei um rank com todos os jogos que conheci esse ano. Será a postagem da próxima semana. Então, se você gosta daqueles Top 9 jogos que o povo faz no final do ano, vai gostar de Top 23 jogos. Eu acho…
Já o Desafio x3, eu dei uma mudada nele, pois antes eram exatamente cinco jogos sempre. Deixei mais livre e fiz uma caminhada ao longo dos anos. Foram vários jogos comentados indo de 1900 até 2013. Sim, ainda tem mais uns anos para cobrir agora em 2022. Então, aguarde mais postagens. Como eu criei uma regrinha de só postar de um determinado ano se eu conhecer mais jogos que no ano anterior, em algum momento isso vai dar uma travada. Então, não sei quantas postagens teremos esse ano.
Intercalando entre os desafios fui fazendo as mais diversas postagens. Alguns reportes do Pinheiro Diário, algumas modificações na coleção com Chegadas e Saídas de jogos. Ah sim, participei de uma Math Trade, enviando nove jogos e recebendo nove jogos que nunca joguei. Joguei alguns esse ano já, mas ainda faltam alguns, na realidade joguei a minoria. Então, Desafio 100N de 2022 vai ter pelo menos alguns jogos engatilhados já.
O grande diferencial nesse ano foi a nova coluna Engrenando. Foram 12 postagens da coluna, provavelmente foram esses textos que salvaram o completo fiasco. Eu gostei de preparar as postagens. Infelizmente, o alcance não foi tanto. Provavelmente, quando juntar mais algumas vou colocar elas na Ludopedia, para ver se desperta o interesse do pessoal por lá.
Na realidade, esse foi o pior ano do PinheiroBG em termos de acessos. Pior até mesmo do que o primeiro ano. Tudo bem que no primeiro ano foram 121 postagens e agora foram apenas 51. Mas isso não é lá uma desculpa muito válida para a baixa quantidade de acessos. Por exemplo, em 2019 foram apenas 52 postagens mas foi o ano com maior quantidade de acessos e visitantes. Bom, pelo menos, o número de visitantes de 2021 ainda foi superior ao de 2017, indicando que pelo menos o público fiel está lendo. Será?
Apesar dos pesares, nesse ano finalmente cheguei na Lição #50 da minha coluna predileta e inspiração para criação desse blog lá em 2017: Aprendendo Errando. Vou até aproveitar a sugestão de um aluno e tentar divulgar o blog pelo Medium. Na verdade, já comecei. Olhae. O plano é postar essas 50 lições no decorrer de 2022 inteiro. Então, será uma lição por semana. Não faço ideia se vai adiantar de algo, mas não custa tanto tentar. Às vezes esse tipo de divulgação angaria um ou dois novos leitores assíduos e, quem sabe, inspire novos Game Designers a levarem seus projetos adiante.
Inclusive, insisti esse ano ainda no Instagram e também ainda estou divulgando pelo Facebook, tudo postado semi-automatizado usando uma ferramenta massinha. Devo dizer que Instagram continua uma decepção. Ainda dá menos acesso que o Facebook, mas a discrepância diminuiu. Antes Instagram me proporcionava menos de 1/3 dos acessos do Facebook. Agora, foram bem próximos. Eu diria até que dá quase um empate técnico. Não sei se isso é um bom ou mau sinal. Deve ser mal, né? Já que caiu os acessos ao blog por via das duas plataformas. Como não me custa muito, continuarei a divulgação nelas.
E foi isso que aconteceu no mundo da escrita. No Game Design nada aconteceu. Zero jogos novos e zero progressões nos jogos antigos. Mudar isso em 2022, sem spoilers mas tenho uns planos. Em todo caso, apesar de não ter nada de novo novo, algo inesperado aconteceu: implementei um dos meus jogos (The Two Builders) no computador. Apesar de ser formado na área, nunca tinha programado um jogo. Então, gostei. Foi algo diferente. Já comentei sobre isso aqui, mas tenho mais para falar em breve. Tirando isso, nada mais no mundo dos jogos.
Pois é. Foi essa a minha retrospectiva 2021. Bem franzina. Que 2022 seja melhor.
7 de janeiro de 2022
Salve, Roberto!
Rapaz, parece que 2021 foi franzino no mundo lúdico pra mim também.
Eu passei a maior parte do ano desanimado com o fato de estar jogando bem menos do que eu gostaria. Não queria nem comprar jogo novo porque olhava os meus na estante e via que não adiantava ter mais jogos porque eu estava conseguindo nem jogar os que eu já tinha! Então, morguei. E isso afetou minha criatividade e vontade de trabalhar no meu projeto de game designer também. Me senti tão desanimado que nem conteúdo sobre jogos eu tava consumindo também. Por isso passei tanto tempo sem interagir aqui. Mas, no final do ano, voltei às atividades lúdicas.
Espero que 2022 seja melhor pra todos nós.
Agora preciso correr que tenho muito conteúdo teu pra ler. Rsrsrsrsrs abraço.
7 de janeiro de 2022
É um ciclo, né? hehehehehe
Eu tou retomando mais agora também… Até vídeos sobre jogos de tabuleiro eu tava sem ver, voltei agora vendo os vários Tops 2021 e vendo vários jogos que nem sei o que é. hehehehe
Foda que 2022 já começou tenso com a variante e essa gripe louca aí, espero que em Fevereiro as coisas melhorem. Finalmente vou estar de férias (depois de um ano sem) e quero ver se aproveito algo. hehehe
9 de janeiro de 2022
Coloque suas postagens na Ludopedia e um link no final dela para seu blog, deve melhorar o acesso e os alcances…Que venha 2022….
9 de janeiro de 2022
Opa Jandrey, valeu pela dica. Até já fiz isso e realmente rendeu umas visitas, voltar a fazer. =)