Chegadas e saídas #22

Estava aqui com apenas um jogo nessa postagem. Até que, não mais que de repente, acontece uma Math Trade. Não conhece? Basicamente é um sistema de trocas usando um sisteminha auxiliar ao BGG para realizar trocas em cadeias, isto é, eu envio o jogo pra João, João envia o jogo para Maria e Maria envia o jogo para mim. E isso possibilita várias trocas que nunca iria ocorrer.

Grand Austria Hotel (2015)
Esse aqui eu consegui vender antes da Math Trade. É um jogo bem procurado por estar Out of Print. Joguei ele apenas solo mesmo, por conta da pandemia. Gostei do jogo um pouco, mas não empolguei de me organizar para jogar com um grupo. Motivos são dois: parece ser um Downtime gigante, e é algo que todo mundo reclama; e também não é amigável para daltônicos. Eu ia passar a partida inteira perguntando cores e me perdendo. Tudo bem, poderia jogar ele com apenas dois jogadores, mas gosto mais do Burgundy mesmo para esse propósito e os jogos tem, realmente, suas similaridades. Com um diferencial crucial: Grand Austria Hotel é muito mais propenso a sorte e os dados ditam muito mais suas jogadas. eu iria além: os dados meio que forçam você a escolher essa ou aquela ação, para otimizar seu jogo. Consequentemente, o impacto da sorte é muito maior aqui. Não sorte no sentido de eu rolar meus dados e serem bons para mim, pois aqui os dados são comunitários, mas da rolagem dos dados se adequar a estratégia que estou seguindo naquele momento. É algo que alguns não percebem, mais existe. Inclusive, existe isso no Lorenzo, jogos dos mesmos autores que usam dados comunitários. Às vezes, dados comunitários só dão a falsa sensação de mitigação de sorte, mas a presença deles pode até ser pior do que dados para cada jogador. Bom, além de tudo isso, esse jogo estava sendo vendido pelo dobro/triplo do preço que comprei, sendo assim achei melhor vender mesmo e ganhar uma graninha no processo.
Ulm (2016)
Comprei esse jogo faz um tempão, só joguei uma vez e pronto. Não é que seja ruim, mas não empolga. Tantos jogos mais legais para jogar, inclusive outros Euro Games, que não me sinto com vontade de revisitar este. A única coisa interessante é o sistema de escolha de ações e é mais um gimmick do que algo com real influência e inovação ali. Foi o jogo que ofertei com mais interessados, estranhei, pois tento vender ele faz um século por 180 reais e ninguém compra. Vai entender as pessoas.
Carcassonne: Over Hill and Dale (2015)
Eu sempre gosto de conhecer as versão stand alone do Carcassonne. Existem umas mecânicas diferentes nelas e talvez eu ache mais ou menos legal que outras. É quase como se fosse uma experimentação geral. E aí o jogo fica um tempo na minha coleção e eu vendo ou troco para abrir espaço para outro Carcassonne (ou não). Chegou a vez desse. Gostei, mas ele tem mais sorte envolvida que o Carcassonne básico, pois existem Tiles realmente muito mais poderosos que outros devido ao Set Collection presente no jogo e  também os Tiles de animais, ambos mecânicas novas. Por enquanto, para mim, o melhor ainda é o Hunters & Gatherers. Agradecimentos ao Lucas que quis rachar o frete comigo e também ficou de enviar o jogo, diminuindo o tanto de coisa que vou precisar levar nos Correios.
Avenue (2016)
Mais um que só joguei solo por conta da pandemia. Até levei ele para jogar com um amigo, mas não imaginei que iria conseguir trocá-lo. Um jogo tão barato e pequeno e que só marquei jogo muito maior. Mas trocou, surpresa. Não sei se boa, o jogo que troquei pode ser terrível, né? O problema do Avenue é ser aqueles Roll & Write que são multiplayer solitaire. Eu talvez até gostasse dele, mas iria enjoar muito rapidinho. Então, tou de boas com esse repasse.
Alhambra (2003)
Clássico que só conheci mais recentemente. Até gostei, mas não pensava em comprar, pois não sou tão entusiasta assim de jogos Family, mas tinha uma promoção por 100 reais e comprei. Mesmo eu sem jogar muito poderia servir para introduzir novatos ou dar de presente ou… Trocar. E cá estamos nós. Troquei por um jogo também leve, mas que nunca joguei e, quem sabe, vou achar ainda melhor? Math Trade tem dessas coisas, ir um pouco na doida. A nota do BGG do jogo que adquiri é maior, pelo menos esse consolo eu tenho. Só achei ruim ter trocado ele lacrado, sem nunca ter jogado minha cópia, mas faz parte.
New Eden Project (2018)
Dos jogos que troquei, esse era o que eu menos gostei. Então, foi realmente uma troca que gostei que ocorresse, ainda mais que foi de um jogo que eu tinha listado como Want Play. Talvez eu odeie o jogo que está chegando? Sim, mas queria conhecer ele. O problema do New Eden Project é… Não vou contar, pois teremos na próxima postagem do Desafio 100N.
Newton (2018)
Dos jogos que troquei, esse era o que eu mais gostava. Só marquei jogos hipoteticamente bons, isto é, boas notas, valores elevados e tudo mais. Estou torcendo para dar certo, pois Newton é um jogo perfeitamente interessante e que eu ainda tinha coisas para explorar. Em todo caso, joguei minha última partida dia desses e foi legal essa despedida. Inclusive, eu só tinha jogado minha cópia solo durante a pandemia. Então, foi duplamente legal jogar ele com alguém para me despedir. Minha única crítica ao jogo é ser multiplayer solitaire, mas é algo que faz até sentido dado o quanto de planejamento você faz no jogo. Em todo caso, sou curioso com o jogo que está vindo substituí-lo e a nota é bem maior. E olhe que Newton tem uma excelente avaliação.

Ué, mas só saídas? E cadê os jogos que peguei na Math Trade? Vou esperar eles chegarem para comentar. Afinal, pode acontecer de algum vida louca farrapar e não enviar. Espero que não, nunca tive isso, mas essa Math Trade tiveram muitos novatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top