Apresentação da Coluna Engrenando

Refleti um tempo se deveria ou não fazer essa postagem introdutória da mais nova coluna aqui do blog e, como você pode perceber, optei por fazer. Essa é a primeira postagem da nova coluna Engrenando. Resolvi apresentá-la agora, pois quero estabelecer alguns parâmetros para o que vem pela frente e também explicar um pouquinho da razão dessa coluna existir, depois de tanto tempo.

Fazia um bom tempo que tinha anotado a ideia de fazer uma coluna para falar sobre as mecânicas dos jogos, caso você ainda não tivesse captado pelo nome do que se tratava a coluna. Basicamente, minha ideia inicial era bem crua, na realidade não existia nada estabelecido, pois eu não sabia por onde começar. Além disso, eu sabia que seria um conteúdo que demandaria muito trabalho e estudo para manter. Então, fui postergando, até receber a sugestão do leitor Bruno Marchena por um Stories que botei no Instagram no comecinho de Abril. Basicamente ele disse:

Criar conteúdo detalhando prós e contras, dificuldades e potenciais de se implementar cada mecânica. É porque uma coisa são as descrições das mecânicas, outra coisa é entender os percalços de implementa-las. Às vezes é sofrível! Rsrsrs

Então, juntando essas ideias dele com minha vontade de voltar a preparar mais conteúdo sobre Game Design, achei que agora é um momento oportuno para começar.

Minha ideia é seguir a nova classificação de mecânicas do BGG. Antigamente, eram “poucas” mecânicas, mas agora deu uma estourada. Em suma, eles resolveram dividir algumas das maiores mecânicas em várias. Por exemplo, antigamente tinha apenas uma mecânica geral chamada Leilão, agora existem nove. Não pretendo fazer postagens exclusivas sobre cada mecânica listada lá, mas com certeza gostaria de falar sobre todas. Isso vai demandar um bom tempo e muitas postagens. Então, se prepare para mais uma longa série. Nesse momento não sei se falo com vocês ou comigo mesmo.

Meu interesse não é simplesmente definir as mecânicas, como Bruno até comenta ser insuficiente. Claro que vou explicar sobre, mas não será só isso. Pretendo abordar do ponto de vista do Game Designer mesmo. Também ter até um pouco do meu eu jogador, dando minhas opiniões. Como assim? Vou escrever sobre as qualidades da mecânica, onde ela poderia ou serviria ser implementada. Também dizer como implementar ela. E, aproveitar da oportunidade, para falar de jogos que fazem bom uso de uma determinada mecânica, assim como jogos que fazem um mal uso. Deste modo, o seu arcabouço se fortalece sem você precisar ter contato com esses jogos. Bom, ao menos na teoria. Nada substitui jogá-los.

A primeira postagem “oficial” sai na próxima semana. Vai parecer que estou enrolando, e eu estou. Como estou a um bom tempo sem escrever sobre Game Design, a retomada da escrita é um processo um pouco lento até engatar. Então, eu preferi me dar esse tempo para ir elaborando com calma tudo e tentar pegar o ritmo. Claro que o blog não vai virar apenas sobre essa coluna, mas por conta do montante de conteúdo em potencial, imagino que ela aparecerá bastante. Então, espero que gostem.

Críticas e sugestões são bem vindas. Quer ver alguma mecânica primeiro? Tem algum comentário sobre mecânicas? Deixa aí.

6 Comments

  1. Bruno Marchena
    24 de abril de 2021

    Olá! Vai ajudar demais! Ansioso pela próxima publicação! Vai dar uma discussão boa! (=

    Grande abraço e bom trabalho (deve dar trabalho fazer uma coisa dessas rsrsrs)

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    1. Roberto
      24 de abril de 2021

      Valeu Bruno! Dá sim. hehehe Fui escrever a primeira e estou apanhando um bocado em como expor o conteúdo sem ser só vomitado informação na tela hehehehe

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  2. Hudson Moraes
    7 de maio de 2021

    Todas!? 😯 Eita! Uma vez dei uma olhada na página de mecânicas da Ludopédia e vi que tem mecânica pra caramba. Um conjunto bem variado. A que achei mais exótica foi cantar.
    Boa sorte e uma vida longa! 😆

    Responder
    1. Roberto
      7 de maio de 2021

      hehehehehe Pois é, bastante. Como falei, não sei se farei TUDO, mas o plano é sim fazer. 10 anos escrevendo. =P

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  3. Hudson Moraes
    7 de maio de 2021

    Apesar de longa, existe uma mecânica que não deve estar na lista. Pagar prendas. 🙃 Excelente para usar em jogos de política. 😉 Se seu adversário insiste em não concordar com você, você tem o direito de aplicar uma “sardinha” no braço dele. (Não sei que nome isso tem em outras regiões.) Ou quem sabe um cascudo ou um peteleco na orelha. 🤣

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    1. Roberto
      7 de maio de 2021

      Sardinha deve ser o que chamamos aqui de chulipa.

      Responder

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