Não é só de aprendizado que vive esse blog. Como vocês devem ter percebido, eu trabalho com a criação de vários jogos ao mesmo tempo. Uns dois meses atrás comecei a divulgação deles por aqui com Mataru Okara e agora mais um se fará presente: Ciberguerrilha.
Infelizmente, a quantidade de informação na página do Ciberguerrilha ainda é tão pouca quanto Mataru Okara. Entretanto, minha ideia é colocar vídeos. Por enquanto estou com a ideia de preparar quatro vídeos diferentes:
- Um vídeo bem rápido, como se fosse um pitch do meu jogo. Tentarei falar do hook, inovações e qualidades do jogo.
- Um vídeo mais completo, no qual devo explicar todo o jogo, mostrar os componentes.
- Um vídeo de gameplay, eu jogando sozinho simulando vários jogadores por algumas rodadas. Dependendo da viabilidade, talvez a partida completa.
- Um vídeo com a partida sendo jogada. Basicamente seria um Playtest gravado.
Não sei se vou conseguir preparar todos esses vídeos para todos os meus jogos. Também não sei se todos esses vídeos são úteis ou relevantes para a divulgação dos meus jogos. Em todo caso, será minha primeira aventura em vídeo, pois até então só preparei vídeos para concursos.
Agradeço qualquer crítica e sugestão que puderem me dar quanto ao conteúdo que vocês acham ser relevante para estarem na página do jogo. Já recebi algumas quando fiz a postagem de Mataru Okara e não foram esquecidas.
Inclusive, se você for de alguma editora e estiver lendo isso. Por favor, deixe seu feedback de quais informações você espera ver em um tipo de divulgação como essa. Isso não ajuda apenas a mim, mas também aos Game Designers e as empresas interessadas em produções nacionais. Se não ficar confortável em falar sua posição por aqui, me envie pela página de Contato, que podemos discutir uma postagem até sobre esse assunto.
13 de junho de 2017
Pinheiro, ótima iniciativa sua ir soltando informações dos seus próprios designs. Eu diria que, como interessado no Game Design, se você soltasse um video rápido contando da inspiração, o processo até chegar no jogo, as inovações como vc comentou, seria de grande valia e um ótimo material para o ramo do Game Design. Gosto muito do video de 4 minutos no site do Abyss onde o Bruno Cathala explica a origem do jogo, a história e caminho até chegar ali, os motivos por detrás do design.
Agora, em termos de divulgação nada seria melhor do que um video estilo “capa do catarse”, 2 minutos passando por cima do tema e resumão de como jogar.
Você usou os termos Pitch e Hook, não sei se são especiais para jogos de tabuleiro, mas talvez você inclua no glossário hehe
13 de junho de 2017
Fala Cássio,
Um vídeo falando como o jogo “nasceu” seria meio que um designer journal. Eu acho melhor esse tipo de conteúdo escrito mesmo, mas nunca se sabe… =) Se eu simpatizar com os demais vídeos, quem sabe eu não migre parte do conteúdo?
A ideia é essa, um vídeo bem curtinho para “vender o peixe”.
Pois é, tou vendo que esse glossário vai crescer um bocado ainda… hehehehe =D Vou realizar atualizações nele em breve.