Vempramesa

Vempramesa é uma revista digital mensal com o objetivo de difundir o nosso amado hobby dos jogos de tabuleiro modernos. Assim, a revista funcionará como um informativo especializado, trazendo desde resenhas sobre jogos, entrevistas com personalidades, notícias sobre eventos, exposição de futuros lançamentos, matérias sobre Game Design, ou seja, um conteúdo extremamente diversificado sobre o universo dos jogos de tabuleiro.

Você poderá usufruir da revista Vempramesa com download direto aqui pelo blog PinheiroBG. Para realizar o download de qualquer edição, basta clicar na imagem de qualquer uma das edições e aproveitar. Boa leitura!

Última Edição!
A VemPraMesa chega a sua última edição. Há um certo pesar, porém a sensação de dever cumprido perpassa todos os integrantes da revista. Confira nessa edição os últimos lançamentos no mercado nacional que continua a todo vapor e repleto de novidades.
Veja como é o projeto bem sucedido Oficinas Lúdicas, saiba como o grupo evoluiu desde seu início, agregando amigos e jogadores ao nosso fantástico hobby. Não perca a resenha de um jogo que não sai de moda, reveja o clássico Power Grid que agrada aos jogadores mais exigentes, criando uma partida com experiências únicas.
Outro destaque dessa edição é a conversa muito bem elaborada sobre a sensação de “já perdi”. Como reagir a isso? Aspectos positivos e negativos que permeiam uma partida.
Por outro lado, o Junk Art vem nos alegrar com cores e formas, nesse jogo de destreza onde os jogadores devem expor, mundo afora, suas obras de arte feitas com sucata. Além disso, abordamos também o Evolution: Climate onde é preciso adaptar espécies de animais num ecossistema dinâmico.
Por último, reflita com a Coluna do Portuga, indo além do começo e do fim, encontrando um meio termo nesses opostos.
A Revista VemPraMesa faz um agradecimento especial àqueles que acompanharam nossa caminhada por quase dois anos. Procuramos trabalhar conteúdos de qualidade, diversificados e com profundidade. As matérias, reportagens, entrevistas e resenhas foram o resultado de um trabalho voluntário e totalmente independente.
A Revista VemPraMesa encerra suas atividades desejando a todos ótimas partidas!

Informações

Editor Chefe: José Medeiros (Magarem).

Subeditor: Rodrigo Rodriguez (Zuzu).

Revisor: Daniel Portugal.

Colaboradores: Carlos Abrunhosa, Cesar Cusin, Daniel Portugal, Laíse Lima, Roberto Pinheiro, Rodrigo Rodriguez, Silvanir Souza.

Designer: Julio Cesar e Patricia Santos.

Social Mídia: Inspirar Design e Comunicação.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/revistavempramesa/

Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/202551940089773/

Canal na Ludopedia: https://ludopedia.com.br/canal/vempramesa

1ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Letters from Whitechapel
Dicionário Lúdico: Jogos de Tabuleiro Modernos
Resenha: Between Two Cities
Prototipando: Criando Jogos – O Início
Resenha: Oh My Goods!
Visão Noob: A Guerra dos Tronos
Vempramesa Indica: Top 5 Jogos para Iniciantes
Entrevista: Roberto Pinheiro
Coluna do Portuga: “Homo Ludens”
2ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Alhambra
Dicionário Lúdico: Amerigames, Eurogames e Híbridos
Resenha: Noblemen
Prototipando: Complexo de My Precious!
Resenha: Descent
Metagame: Atraindo Jogadores Eventuais para as Jogatinas
Resenha: YINSH
Encontros e Eventos
Vempramesa Indica: Top 5 Jogos Treteiros
Sem Censura: War, o melhor board game do Brasil
Entrevista: Ronald Halliday
Coluna do Portuga: Vem Pra Mesa Board Game
3ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Suburbia
Dicionário Lúdico: Take That!
Resenha: Orleans
Prototipando: O momento de ouvir o chamado
Resenha: Battle Sheep
Metagame: Eu, eu mesmo e a mesa
Resenha: Last Night on Earth
Encontros e Eventos
Vempramesa Indica: Top 5 Jogos de Zumbi
Veia de Jogador: Jogos Inclusivos
Entrevista: Nelson Junior
Visão Noob: Miniatura, pintar ou não pintar?
Coluna do Portuga: Jogos e Facebook
4ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Le Havre
Dicionário Lúdico: Worker Placement
Resenha: Jaipur
Hype: Gloomhaven
Resenha: Dolmen
Metagame: Levando os jogos para viajar
Encontros e Eventos
Vempramesa Indica: Top 5 Worker Placement
Sem Censura: Percepções de Essen
Visão do Noob: Boardgames e as relações sólidas
Entrevista: Editoras e Game Designers sobre Financiamento Coletivo
Coluna do Portuga: Chute o Jarro
5ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Azzelij
Dicionário Lúdico: Os “players” por trás dos jogos
Resenha: Dice Forge
Metagame: Desafios 10×10 e 100×1
Resenha: Clans
Prototipando: Temática ou mecânica?
Resenha: Arte Moderna
Vempramesa Indica: Top 5 Family Games
Entrevista: Duncan Beale (DB Games)
Coluna do Portuga: Spa dos Jogos
Print & Play: Expansão Azzelij
6ª Edição
Radar de Jogos

Resenha: Pablo
Dicionário Lúdico: Deck Building
Resenha: Patchwork
Metagame: Qual vai ser o meu próximo jogo?
Resenha: Neuland
Prototipando: Playtest Journal
Resenha: Inn-Fighting
Sem Censura: Retrospectiva 2017 do Game Design Brasileiro
Vempramesa Indica: Top 5 Party Game
Entrevista: Rodrigo Neves
Coluna do Portuga: O Nome da Rosa – Romance, Filme e Boardgame
Print & Play: Playtest Journal
7ª Edição
Radar de Jogos
Prototipando:
Pélaghos – do rascunho ao produto final
Resenha: Azul
Dicionário Lúdico: O que quer dizer tipo Feld?
Resenha: Wiraqocha
Metagame: Música e Jogos de Tabuleiro
Resenha: Russian Railroads
Vempramesa Indica: Top 5 Feld
Resenha: Sword & Sorcery
Coluna do Portuga: Parcerias para a vida
8ª Edição
Radar de Jogos
Dicionário Lúdico: Os melhor dos melhores Knizia
Resenha: Genial
Sem Censura: Board Game Friendly
Resenha:
 Agamemnon
Prototipando:
Dead Breakfast – Diário do Designer
Resenha: Caylus
Encontros e Eventos: Diversão Offline SP
Resenha: Heaven & Ale
Vempramesa Indica:
Top 5 Knizia
Coluna do Portuga: Histórias que não cabem nos jogos de tabuleiro
9ª Edição
Radar de Jogos
Resenha:
 Santorini
Dicionário Lúdico: Downtime
Resenha: Cappuccino
Metagame: Liga Drunken Wings de Ribeirão Preto
Resenha:
 Valletta
Prototipando:
Como criar grupos de testes
Resenha: Gaslands
Encontros e Eventos: RiaCON e Spa dos Jogos
Entrevista: Paulo Santoro
Coluna do Portuga: Via Crucis… Só que com anestesia
10ª Edição
Radar de Jogos
Sem Censura:
Espaço Vempramesa
Especial:
Projeto Gráfico
Resenha:
 Sagrada
Veia de Jogador: Ludo Faber
Dicionário Lúdico: Definições para Jogo
Resenha: Spyrium
Prototipando: Oficina de Game Design no SESC
Resenha: Adiós Calavera
Vempramesa Indica:
Top 5 Jogos para crianças
Coluna do Portuga: A minha história que também é a sua
11ª Edição
Radar de Jogos
Fora da Curva
Resenha:
 Merlin
Resenha: The Blood of an Englishman
Especial: Resenhas Futebol (Tipp-Kick, Revanche e Futreta)
Especial: Futebol de Botão
Resenha:
 Klask
Vem Pra Aula:
 A civilização contada pelo 7 Wonders
Resenha:
 Samurai
Prototipando: Visual e Funcional
Coluna do Portuga: Os estilos diferentes
12ª Edição
Radar de Jogos
Sem Censura:
A idade de ouro dos Board Games
Metagame:
Black Stories e a curiosidade científica
Resenha:
 Through the Desert
Encontros e Eventos: II LudUnesp
Resenha: Puerto Rico
Dicionário Lúdico: AP e Downtime
Resenha: Sky Tango
Vem Pra Aula:
 A arte Renascentista contada pelo Fresco
Entrevista:
 Marcelo Maia – Leitor #0
Resenha: Senhor dos Anéis LCG
Especial Top 5: Preferidos da Redação
Prototipando: O que (des)motiva um desenvolvedor de jogos
Coluna do Portuga: Mal
13ª Edição
Radar de Jogos
Sem Censura:
O Boom do Board Game Nacional
Resenha:
The Pillars of the Earth
Resenha:
Tsuro
Resenha:
Hamsterrolle
Vem Pra Aula: 
Pandemic
Prototipando: 
Balanceamento
Top 5: Harmonizações de Cervejas e Jogos de Tabuleiro
Coluna do Portuga: O que faz um jogo ser bom?
14ª Edição
Radar de Jogos
Dicionário Lúdico:
 Card Drafting
Resenha:
 Medina
Vem Pra Aula:
 Blood Rage
Resenha:
 Altiplano
Entrevista:
 Casais de Game Designers
Prototipando:
 Pontos de Vitória
Especial Banco Imobiliário
Top 5:
Card Games de Origem
Coluna do Portuga:
Skynet sem John Connor
15ª Edição
Radar de Jogos
Resenha:
 Hansa
Resenha: Dragon Castle
Vem Pra Aula: Codenames
Resenha:
 City of Horror
Resenha: Blackwood
Prototipando: Micro Jogos com Iaggo Piffero
Top 5:
Abstratos
Coluna do Portuga:
Reflexionando
16ª Edição
Radar de Jogos
Resenha:
 Favelas
Especial Stan Lee
Vem Pra Aula: Stone Age
Entrevista: São Jogue
Resenha:
 Valparaíso
Prototipando: Formulários de Feedback
MetaGame:
Jogos Africanos
Especial Spa dos Jogos
Coluna do Portuga:
Papai Noel
17ª Edição
Radar de Jogos
Resenha:
 The River
Resenha: Animal Upon Animal
Vem Pra Aula: Vossa Excelência
Resenha: Carpe Diem
Resenha: Amun-Re
MetaGame: Fotossíntese
Prototipando: O trabalho do Editor
Coluna do Portuga: O mundo particular de Diogo
18ª Edição
Radar de Jogos
MetaGame:
Eu dou dica, e você?
Encontros e Eventos: III Jalequim
Vem Pra Aula: Tinco
Resenha:
 Forum Trajanum
Resenha: Click Clack Lumberjack
Especial: Board Games Inclusivos
Resenha: The Great City of Rome
Coluna do Portuga: À flor da pele
19ª Edição
Radar de Jogos
Dicionário Lúdico:
RPG
Resenha: Ilôs
Entrevista: Carlos Seabra
Resenha: Bürger, Baumeister & Co.
Especial: Folia Geek
Resenha: Rhino Hero
Coluna do Portuga: Aos pais, com carinho
20ª Edição
Radar de Jogos
Resenha: Troyes
Vem Pra Aula: RPG Quest
MetaGame: Jogos que usam dados
Resenha: Go Cuckoo!
Especial: Feira do Gibi
Veia de Jogador: Como vencer em Puerto Rico
Resenha: Crown of Emara
Especial: Ciência em Jogo
Top 5: Jogos com pegada religiosa
Coluna do Portuga: Geração Nutella
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